quarta-feira, 20 de junho de 2012

DOMÍNIO

Dilma pede compromisso coletivo para um planeta sustentável


Presidente discursou na abertura oficial da Rio+20


Presidente Dilma Rousseff discursou durante cerimônia de abertura da Rio+20<br /><b>Crédito: </b> Roberto Stuckert Filho / PR / CP
 
Presidente Dilma Rousseff discursou durante cerimônia de abertura da Rio+20
Crédito: Roberto Stuckert Filho / PR / CP
Após assumir nesta quarta-feira a presidência da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, a Rio+20, a presidente Dilma Rousseff discursou na cerimônia de abertura do evento à tarde. Ao tomar a palavra, Dilma defendeu a necessidade de firmar um compromisso conjunto entre as nações no presente para garantir um planeta sustentável no futuro. “O desafio da sustentabilidade se apresenta em razão de uma perspectiva de futuro. Mas as tarefas que ele impõe são do presente. Não temos dúvida que tempo é o recurso de maior escassez”, declarou a presidente.

Para Dilma, o acordo a ser firmado entre os países se baseia em três objetivos: crescer, incluir e proteger. “Temos a responsabilidade, perante a história e de nossos povos, de fazer da Rio+20 o momento de firmar um compromisso para o futuro que queremos”, sustentou a presidente brasileira. E reforçou ter otimismo com o resultado da conferência. "Tenho convicção, e essa conferência é prova, de que é grande a nossa vontade de acordar", acrescentou.

Dilma relembrou o evento ocorrido no Rio de Janeiro em 1992, e reforçou que, após 20 anos, muito ainda precisa ser feito. “Estamos aqui porque o mundo demanda mudanças”, destacou Dilma. “Nós temos a responsabilidade de agir para mudar esse quadro”, acrescentou, novamente convocando os chefes de Estado e líderes de governo a assumir um compromisso coletivo em prol da sustentabilidade.

Ao mencionar a crise financeira, a presidente afirmou que as incertezas que pairam sobre a economia mundial dão significado especial à conferência da ONU realizada no Brasil. "A tarefa que nos impõe a Rio+20 é desencadear um movimento de ideias e processos absolutamente necessários para enfrentar os dias difíceis de parte da humanidade", declarou.

Para finalizar, baseando seu discurso no conteúdo do documento final da Rio+20, a presidente citou alguns pontos do texto, como a erradicação da pobreza e a inclusão social, elementos que considera fundamentais para firmar um planeta sustentável. Dilma ainda saudou o consenso dos diferentes países por um objetivo em comum, firmado com dificuldade após inúmeras reuniões entre os negociadores. “Este é o resultado de um grande esforço para avançar no futuro que queremos”, comemorou Dilma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário