segunda-feira, 6 de junho de 2011

Como estudar para concurso

  
       Não existe uma fórmula mágica de estudar para concurso, mas existem técnicas que podem colaborar para um melhor desempenho, algumas são dedicação, disciplina, responsabilidade e vontade acima de tudo, o que posso dizer é que cursos, livros, professores e também amigos podem auxiliá-lo para encontra a melhor técnica, a que utilizo é escolher um concursos para realizar, pois o número de concursos abertos muitas vezes nos coloca em uma encruzilhada, mas é importante escolher um apenas, seja por que se tem mais conhecimento na área, ou porque é um sonho trabalhar nesta ou naquela instituição, ou mesmo por que as condições de trabalho são atraentes.
        Outro fator importante na escolha do concurso é saber se é realmente o que você deseja, para sua vida, pois esta escolha pode alterar profundamente seu modo de vida, eu sou prova disto, após ser aprova pela terceira vez em um concurso público tive de mudar de emprego, de casa, de cidade, as mudanças foram enormes. Assim os caminhos que escolhemos hoje nos levam para onde vamos morar amanhã.
        Algumas recomendações básicas são ler atentamente o edital, e principalmente verificar o que temos que saber para sermos aprovados, analisar o conteúdo que temos que aprender ou rever para realizarmos a prova, reunir este material, para estudar, selecionar material através de livros, apostilas, material da Internet, que especifique a fonte, matricula em um cursinho pode ser útil, mas para quem por motivos econômicos ou de tempo não puder, não há problema, em todos os concursos sempre tem gente que é aprovado e não fez cursinho.
        Mas o mais importante é como estudar, temos que estudar para aprender a matéria e não apenas para realizar uma prova seja qual for o desejo de aprender colabora para fixação do conteúdo, atenção é primordial neste momento, distrações como TV, Internet, namorado ou namorada, tem que ficar em segundo plano, estudar tem de ser sua prioridade. Escolher o lugar para estudar é importante assim como o horário, que deve ser o máximo de tempo possível, porém com intervalos.
        Certamente estas poucas instruções não são tudo que você precisa para passar em um concurso público, mas com certeza são as mais importantes, continue estudando, e aprendendo cada vez mais, pois o conhecimento não tem preço.