terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

GESTÃO ESCOLAR E A PRÁTICA DOCENTE

GESTÃO  ESCOLAR  E  A  PRÁTICA DOCENTE
 
Introdução
 
As mudanças na organização escolar introduzidas a partir das reformas educacionais,desde 1990, desencadearam uma série de novas situações no cotidiano escolar. Tais mudançasafetaram inclusive o exercício da profissão docente. As exigências são maiores, os papéismais difusos, mais diversificadas as estratégias de ensino e de avaliação.Manifesta-se a preocupação dos profissionais docentes com relação à qualidade daeducação, com o reconhecimento da intensificação do trabalho e da precariedade financeira e,ainda, com a própria formação continuada. Os professores encontram-se acumulados deatribuições, excedente em hora e jornada de trabalho e, se vêem obrigados a dedicar maistempo do que aquele pelo qual recebem os seus salários. As condições de trabalho alteram-sepouco, deixando-os cada vez mais expostos à crítica e, ao mesmo tempo, responsabilizando-sepelos males que atingem a escola.Existem grandes lacunas que estão cada vez mais precisando ser revistas e inovadas,mas um dos problemas que se faz relevante é uma reflexão sobre as práticas dos educadores.
 
Palavras-chave: Formação continuada, prática docente, gestão escolar.
 
Estamos num período de transição da identidade social devido a diversastransformações que o mundo contemporâneo vem sofrendo ao longo do tempo. No entanto, oconceito de educação, suas teorias e suas práticas pedagógicas parecem estar estagnadas ouperdidas em meio a este processo. Nesse sentido, se faz necessário que os atores desteprocesso se mobilizem e comecem uma reflexão profunda em diversos setores da educação.__________________¹