segunda-feira, 18 de junho de 2012

POLÍTICA


 
Os servidores técnicos administrativos e os professores dos institutos federais de educação tecnológica oficializam amanhã (18) o movimento de greve em todo o país, com a instalação do Comando Nacional de Greve. Formado por representantes estudais, o órgão sindical será responsável pelas negociações com o governo.

Liderado pelo Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), o movimento atuará em conjunto à greve dos professores das instituições federais de ensino superior, parados há um mês.

A categoria reivindica, entre outros pontos, a reestruturação das carreiras técnicas e dos docentes, a democratização das relações de trabalho e a aprovação da carga horária de 30 hora para os técnicos administrativos.

De acordo com a secretaria adjunta de Comunicação do Sinasefe, Eugênia Martins, a categoria vinha negociando com o governo para evitar a greve. Contudo, como não houve avanço nas tratativas, várias instituições de ensino técnico decidiram paralisar suas atividades na semana passada.

“O que está travando as negociações é que o governo está tratando de forma diferenciada os [servidores] administrativos e os professores. Além disso, o governo ofereceu uma proposta para os professores, que não atende às reivindicações, mas nenhuma para os servidores administrativos”, disse Eugenia à Agência Brasil.

Na próxima terça-feira (19), junto com o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), representantes do Sinasefe vão se reunir com o secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, para negociar as reivindicações das categorias em greve.
Texto extraído de: Agência Brasil

POLÍTICA

A presidente da República, Dilma Rousseff, aposta na Lei de Acesso à Informação e na divulgação dos salários de cada servidor público ainda este ano para conseguir segurar as pressões por reajustes nos próximos anos e estabelecer uma política que corrija as distorções entre as carreiras dos três Poderes. “A alternativa do governo é jogar com a opinião pública”, concorda o economista Raul Velloso. “O governo criou uma armadilha, pagando altos salários, que não consegue desmontar. Tenho a esperança de que a divulgação das remunerações totais sirva para coibir novos aumentos”, afirma Velloso.

Na edição desta semana, a revista inglesa The Economist classificou de “roubo” os altos salários pagos a uma parcela dos servidores públicos brasileiros, muito acima dos da iniciativa privada e de quaisquer parâmetros internacionais. Velloso observa que o problema é criado a partir dos Poderes, que têm autonomia pela Constituição para propor reajustes, como o Legislativo e o Judiciário, além do Ministério Público da União.

A fatia do gasto com servidores ativos desses dois Poderes e do MPU, informa, saltou de 6,9% de 1988, ano da promulgação da Constituição, para 25,7% no fim de 2011. A Câmara e o Senado são os que mais têm reajustado os salários nos últimos anos, sem contar os ganhos extras com gordas funções gratificadas, ocupadas por dois terços deles, e as gratificações dobradas nos meses de fevereiro, junho e dezembro.
Texto extraído de: Correio Brasiliense

SUSTENTABILIDADE

Rio+20 será um fracasso se não houver consenso, diz diretor da ONU


Nikhil Seth admitiu, no entanto, que está otimista com o texto


O diretor do Departamento de Desenvolvimento Sustentável, Assuntos Econômicos e Sociais da Conferência das Nações Unidas sobre Sustentabilidade, Rio+20, Nikhil Seth, disse que se não houver consenso em torno do texto final, a conferência será considerada um fracasso internacional. A declaração foi dada em entrevista coletiva concedida à imprensa, na tarde desta segunda-feira no Riocentro, onde estão ocorrendo as negociações em torno do documento.

“É um processo político. Todos estão envolvidos em criar o futuro que queremos. Se, hipoteticamente, não se chegar a um acordo, isso será um fracasso coletivo, do sistema internacional”, disse Seth, ao ser perguntado se o fracasso das negociações lideradas pelo Brasil poderia ser considerado um fracasso brasileiro.

Seth disse, no entanto, que está otimista de que haverá um consenso em torno do documento e que esse será um bom texto. “O fato de termos um texto que nos dará uma direção para onde devemos ir já é uma boa conquista”, afirmou Seth.

Por meio de mensagem lida pelo porta-voz da conferência, durante a entrevista, o secretário-geral da Rio+20, Sha Zukang, disse acreditar que a disposição das delegações em trabalhar duro em torno do documento para conclui-lo nesta segunda-feira será bem sucedida. “Delegados concordaram que o Brasil produziu um texto coerente e consolidado.”

Também em entrevista coletiva, o ministro do Meio Ambiente da Alemanha, Peter Altmeier, disse, nesta segunda-feira, que o texto que está sendo negociado traz avanços substanciais, mas que ainda há espaço para melhorá-lo. Segundo ele, o documento poderia ser ambicioso, por exemplo, no que se refere aos oceanos.

Fonte: CPC

CONCURSO E FRAUDE

Polícia investiga suposta fraude em concursos públicos no interior do Estado


Objetivo é comprovar se houve venda de gabaritos durante os certames


A Polícia Civil de Santa Maria, no Centro do Estado, investiga supostas fraudes em concursos públicos realizados nos municípios de Formigueiro e Nova Palma, e de Coronel Bicaco, no Norte gaúcho. A informação foi confirmada pelo delegado Sandro Meinerz. Ele relata que está cruzando informações já recebidas e de depoimentos ouvidos por envolvidos no caso, a fim de coletar provas que identifiquem se houve venda de gabaritos.

"Queremos comprovar o modus operandi da fraude. A ideia é averiguar se há paralelo entre os municípios", revelou o delegado. Segundo ele, o filho do prefeito de uma cidade foi aprovado no concurso de outra. Meinerz acrescenta ainda que a investigação em Formigueiro já está mais adiantada. Há dois meses, a polícia ouve envolvidos no caso.

Outra investigação em andamento ocorre no município de Coronel Bicaco. A polícia apurou que os gabaritos das provas teriam sido vendidos por R$ 4 mil para favorecer determinados candidatos.

Outro inquérito que apura supostas irregularidades em um concurso da prefeitura de Itati já foi remetido à Justiça. O delegado Adriano Koehler Pinto indiciou 38 pessoas por prática dos crimes de estelionato, formação de quadrilha, coação no curso do processo e fraude em licitação.

Fonte: CPC

EDUCAÇÃO

Greve dos professores federais completa um mês


DA AGÊNCIA BRASIL

A greve dos professores das universidades federais completa um mês neste domingo sem nenhuma perspectiva para o fim do movimento. O Ministério do Planejamento prometeu apresentar na próxima terça-feira (19) uma proposta para o plano de carreira dos docentes.
Contudo, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) avalia que a greve não será encerrada, mesmo se a proposta for considerada boa.
"Esperamos que o governo pare de enrolar e apresente uma proposta concreta. Esperamos que haja algo objetivo para que, a partir daí, possamos iniciar um processo de negociação. O fim da greve sequer está na nossa pauta", disse o primeiro-vice-presidente da Andes, Luiz Henrique Schuch.
Segundo ele, apesar dos transtornos causados pela greve, o movimento tem recebido apoio da sociedade. "Temos recebido uma resposta de acolhimento por parte da sociedade. Esse é um movimento vitorioso porque a sociedade não se engana mais com discursos vazios. A sociedade está percebendo que a pior crise do país é a da falta de políticas públicas para a educação", argumentou Schuch.
Na última terça-feira (12), o governo federal chegou a pedir, sem sucesso, uma "trégua" de 20 dias aos professores federais para continuar as negociações.
O secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, disse que o governo se comprometeria a apresentar ao fim desse prazo uma proposta para solucionar o impasse em torno da reestruturação da carreira, principal reivindicação dos professores.
Além de não concordar com a "trégua", os grevistas criticaram a postura do governo. "Estamos, desde o segundo semestre de 2010, esperando propostas concretas do governo para podermos conversar com a categoria e isso não aconteceu. Não deu para acreditar que o governo chegou falando em "trégua". Foi uma coisa fora da realidade."
A greve já atinge 55 instituições federais de ensino em todo o país. Também em busca da reestruturação de carreira, os servidores vinculados ao Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) anunciaram greve geral a partir de amanhã (13), entre docentes e técnicos. A paralisação deve atingir 40 mil servidores.

SAÚDE

Confirmada terceira morte por gripe A no RS em 2012


Outros 12 casos já foram notificados desde janeiro


A Secretaria Estadual da Saúde confirmou, nesta segunda-feira, a terceira morte por gripe A em 2012 no Rio Grande do Sul. A vítima foi um homem de 42 anos, fumante, morador de Condor e hospitalizado em Ijuí, na região do Planalto. Além disso, foram confirmados mais cinco casos da doença, totalizando 15 ocorrências até o momento.

As outras vítimas fatais não tinham comorbidades: uma mulher de 34 anos, de São Miguel das Missões, na região das Missões, que ficou internada em Santo Ângelo, e um homem de 25 anos, de Boa Vista do Cadeado, no Alto do Jacuí, que esteve internado em Cruz Alta.

Os demais casos ocorreram em Alvorada, Arroio do Tigre, Cruz Alta, Encantado, Estância Velha, Ijuí, Porto Alegre, Santa Bárbara do Sul, Santa Cruz do Sul, Santiago, São Leopoldo e São Miguel das Missões. Dos 12 doentes, quatro já se curaram e oito ainda recebem tratamento hospitalar.

Para evitar a transmissão do vírus, é importante aplicar a dose da vacina que protege contra o H1N1 e dois tipos de gripe sazonal. Nos postos de saúde, a imunização segue disponível para idosos acima de 60 anos, crianças entre seis meses e dois anos, gestantes, indígenas e trabalhadores em saúde. Doentes crônicos com indicação médica também podem se vacinar. O tratamento é realizado com o antiviral Oseltamivir (Tamiflu), disponível na rede pública de saúde de todo o Estado para casos suspeitos de influenza internados ou ambulatoriais, de acordo com orientação médica.

Confira os casos de gripe A no Estado em 2012:


Alvorada
: menina de setes meses, ficou internada em Porto Alegre, curada em janeiro
Arroio do Tigre: mulher de 54 anos, hipertensa, ficou internada em Santa Cruz do Sul, curada em maio
Boa Vista do Cadeado: homem de 25 anos, ficou internado em Cruz Alta, morreu em junho
Condor: homem de 42 anos, fumante, ficou internado em Ijuí, morreu em junho
Cruz Alta: homem de 40 anos, ficou internado no próprio município, curado em junho
Encantado: mulher de 48 anos, segue internada
Estância Velha: mulher de 23 anos, segue internada
Ijuí: mulher de 51 anos, segue internada
Porto Alegre: menina de 12 anos, portadora de rinite, segue internada
Santa Bárbara do Sul: homem de 58 anos, hipertenso, segue internado em Cruz Alta
Santa Cruz do Sul: homem de 50 anos, asmático, ficou internado no município, curado em maio
Santiago: mulher de 27 anos, segue internada no município
São Leopoldo: mulher de 26 anos, portadora de lupus, segue internada em Porto Alegre
São Miguel das Missões: mulher de 34 anos, sem comorbidades, ficou internada em Santo Ângelo, morreu em junho. E mulher de 64 anos, que segue internada

Fonte: CPC