quinta-feira, 2 de maio de 2013

EDUCAÇÃO

Dilma propõe investimento total de royalties do petróleo em educação


Presidente destacou aumentos recordes no emprego em discurso do Dia do Trabalho


Dilma propõe investimento total de royalties do petróleo em educação<br /><b>Crédito: </b> Reprodução CP
Dilma propõe investimento total de royalties do petróleo em educação
Crédito: Reprodução CP
Dilma propõe investimento total de royalties do petróleo em educação
Crédito: Reprodução CP
A presidenta Dilma Rousseff defendeu, nesta quarta-feira em pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV sobre o Dia do Trabalho, que todos os royalties, participações especiais do petróleo e recursos do pré-sal sejam usados na educação. Dilma informou ter enviado ao Congresso Nacional uma nova proposta para definir os destinos destes recursos para a educação.

“Um governo só pode cumprir bem o seu papel se tiver vontade política e se contar com verba suficiente. Por isso, é importante que o Congresso Nacional aprove nossa proposta. Peço a vocês que incentivem o seu deputado e o seu senador para que eles apoiem esta iniciativa”, reforçou a presidente.

No pronunciamento, Dilma citou recordes sucessivos nos índices de emprego, na valorização do salário e nas conquistas sociais dos trabalhadores. Ela lembrou que o Brasil gerou, nos últimos dez anos, mais de 19 milhões empregos com carteira assinada e que o salário-mínimo cresceu mais de 70% em termos reais. “Mesmo com a importância dos programas sociais, foi a renda do trabalho que mais contribuiu na diminuição da desigualdade. Com os programas de transferência de renda, já tiramos 36 milhões de brasileiros da miséria. Mas são o emprego e o salário que estão impedindo que essas pessoas voltem para a pobreza", analisou.

Segundo Dilma, os direitos trabalhistas avançam e as dívidas sociais históricas estão sendo resgatadas. A presidente relatou, ainda, que o Brasil, em meio a uma crise internacional, conseguiu diminuir o desemprego e conceder reajustes para quase todas as categorias. Ela frisou, também, o compromisso no controle dos índices inflacionários. “É mais do que óbvio que um governo que age assim e uma presidente que pensa desta maneira não vão descuidar nunca do controle da inflação. Esta é uma luta constante, imutável, permanente. Não abandonaremos jamais os pilares da nossa política econômica, que têm por base o crescimento sustentado e a estabilidade”, afirmou.

Assista ao discurso:

Fonte: cpc