sexta-feira, 14 de setembro de 2012

POLÍTICA

Piratini lança formato aberto de pesquisa de salários dos servidores

Nomes dos funcionários, porém, permanecem em sigilo

Novas ferramentas serão disponibilizadas aos usuários do Portal de Acesso à Informação<br /><b>Crédito: </b> Camila Hermes / Especial Palácio Piratini / CP
Novas ferramentas serão disponibilizadas aos usuários do Portal de Acesso à Informação
Crédito: Camila Hermes / Especial Palácio Piratini / CP
Novas ferramentas serão disponibilizadas aos usuários do Portal de Acesso à Informação
Crédito: Camila Hermes / Especial Palácio Piratini / CP
O governo do Estado apresentou melhorias para agilizar a verificação de dados no Portal de Acesso à Informação. A partir desta quinta-feira, a lista com os vencimentos dos servidores estaduais pode ser acessada em formato aberto, já que anteriormente havia sido divulgada em PDF, documento que não permite copiar as informações. O Executivo manteve, porém, a decisão de não apresentar os salários com os nomes dos funcionários. Também foi lançada uma ferramenta de acompanhamento dos pedidos de informações e um dispositivo para acompanhar a evolução de projetos e ações governamentais com fotos e dados básicos sobre obras.

De acordo com a subchefe de Ética, Controle Público e Transparência da Casa Civil, Juliana Foernges, o maior desafio é reunir as informações de todas as secretarias e órgãos estaduais e determinar o que pode ser divulgado. Ela explica que, num primeiro momento, a prioridade é reunir dados relacionados a contratos. “É um trabalho de longo prazo, porque a gente vai ter que sistematizar uma quantidade enorme de informações. Neste momento, priorizamos uma área, mas depois pretendemos disponibilizar dados sobre número de pessoas trabalhando em uma obra, por exemplo. Hoje cada secretaria tem o seu controle."

Segundo Juliana, o tempo médio para responder às perguntas do cidadão caiu de 24 para 18 dias. Aproximadamente quatro pedidos por informações são feitos diariamente através do Portal da Transparência, a maioria relacionado à segurança e a salários. Desde a vigência da Lei de Acesso à Informação, 100 mil acessos já foram registrados ao site.


Fonte: cpc