quarta-feira, 12 de setembro de 2012

POLÍTICA

Internautas do UOL apontam corrupção como o principal problema das prefeituras do país

  • Corrupção lidera enquete do UOL. Clique na imagem e vote

    Arte/UOL
A corrupção é apontada pelos internautas do UOL como o principal problema das administrações municipais do país. Esse é o resultado parcial da enquete "Avalie sua Cidade", no ar desde o dia 5 de setembro.
Na enquete, que abrange todos os municípios do país que elegem prefeitos, a corrupção é apontada como o principal problema em 295 cidades --segundo dados atualizados por volta das 14h30 desta quinta-feira (12). Em segundo lugar aparece o item saúde, problema mais votado pelos internautas de 143 municípios.
É importante ressaltar que a enquete criada pelo UOL, que também avalia o desempenho dos prefeitos dos municípios, não tem valor de amostragem científica.
De acordo com Marcos Nobre, professor do departamento de filosofia da Unicamp e pesquisador do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento), a palavra corrupção tem hoje um sentido amplo e o fato de a enquete estar hospedada na internet diz muito sobre o resultado.

Corrupção lidera enquete à frente de saúde e emprego

“A internet é uma esfera informal de participação muito importante, um espaço onde as pessoas sentem que têm voz e são ouvidas. O internauta tem a sensação de fazer parte de um sistema político que é surdo à sociedade, um sistema político que não conseguiu se democratizar a ponto de fazer com que as pessoas se sintam representadas”, disse.
Para Nobre, essa “surdez” se traduz na palavra corrupção.
“A palavra corrupção quer dizer muita coisa, não é só desvio de dinheiro público ou abuso de autoridade. Mensalão virou uma palavra genérica para corrupção. Não acho que o mensalão terá efeito nas eleições deste ano, mas há uma ligação no sentido mais amplo, de se referir a tudo o que está errado no sistema político", disse.
"Corrupção adquiriu esses múltiplos sentidos. É como se resumisse as mazelas do país: vira um resumo para um sistema que se fecha, para essa sensação de exclusão política”, completou Nobre.
De acordo com o juiz Márlon Reis, um dos idealizadores da Lei da Ficha Limpa, esse cenário indica que a população hoje enxerga na corrupção a raiz dos demais problemas.
“Parece que a sociedade começou a despertar para o fato de que a corrupção é um problema anterior a outros problemas ligados a emprego, saúde e segurança pública”, disse. Para Reis, o maior acesso à informação tem papel fundamental nesse processo. “A população está, com frequência, diante de dados que apontam má gestão. Então é possível entender por que a saúde, por exemplo, não está da forma como deveria estar.”

A palavra corrupção hoje quer dizer muita coisa, não é só desvio de dinheiro público ou abuso de autoridade. É como se resumisse as mazelas do país

Marcos Nobre, professor do departamento de filosofia da Unicamp e pesquisador do Cebrap
Para Claudio Weber Abramo, diretor-executivo da ONG Transparência Brasil, é “natural” que a corrupção figure como um dos principais problemas das cidades.
“As pessoas veem a ausência do Estado e a ausência do poder público em inúmeras situações. E não há prevenção e combate à corrupção nas prefeituras do Brasil. Ninguém quer fazer [esse combate]. Para combater a corrupção é preciso ferir interesses de aliados, é preciso enfrentar a resistência de parte do setor privado e do funcionalismo. Ou seja, dá trabalho”, afirma.
Às 14h30 de hoje (12), os municípios de Itaquiraí e Miranda, ambos do Mato Grosso do Sul, lideravam o ranking da corrupção na enquete: 92% dos votos apontavam a corrupção como o principal problema dessas cidades.

Série "UOL pelo Brasil" mostra corrupção nos municípios - 5 vídeos

fonte: uol
Troca-troca de prefeito afeta patrimônio nacional de Mariana
Compartilhe este vídeo:

POLÍTICA

 

Russomanno lidera com 12 pontos de vantagem em São Paulo


Candidato do PRB tem 32% das intenções de voto

    Fonte: cpc
Celso Russomanno, candidato do PRB, continua líder nas intenções de voto para o cargo de prefeito de São Paulo. Segundo pesquisa TV Globo/Datafolha divulgada nesta quarta-feira, Russomanno tem 32%, 12 pontos à frente de José Serra, do PSDB.

A pesquisa mostra que Russomanno caiu três pontos percentuais em relação à última pesquisa, divulgada no dia 5. Serra perdeu um ponto e agora tem 20% da preferência do eleitorado. O candidato tucano está tecnicamente empatado com Fernando Haddad, do PT, que subiu um ponto percentual e tem 17% das intenções de voto.

Gabriel Chalita, do PMDB, possui 8%, seguido por Soninha Francine (PPS), com 5% e Paulinho da Força, do PDT, e Carlos Giannazi, ambos com 1% de intenção de voto. Brancos, nulos e indecisos representam 16%.

A pesquisa ouviu 1.221 eleitores entre os dias 10 e 11 de setembro. O levantamento, feito sob encomenda da TV Globo e do jornal Folha de S. Paulo, está registrado no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo com o número 800/2012. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

POLÍTICA

Filho de Beto Grill desiste de candidatura em São Lourenço do Sul


João Pedro admitiu que seria difícil reverter impugnação para concorrer como vice-prefeito


O filho do vice-governador Beto Grill, João Pedro Grill, desistiu da candidatura a vice-prefeito de São Lourenço do Sul pelo PSB nas eleições de outubro. Ele tomou a decisão antes da sentença do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde recorria da decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que havia mantido, por unanimidade, a impugnação do registro.

O indeferimento ocorreu em razão de João Pedro ser filho de um governante, já que Beto ocupou o cargo de governador enquanto Tarso Genro cumpria missão internacional. Conforme a legislação, parentes consanguíneos em até segundo grau de chefes de poder não podem concorrer a cargos eletivos para evitar favorecimentos através da transferência de prestígio político, o que caracterizaria vantagem em relação aos demais concorrentes.

João Pedro admitiu ter desistido da candidatura para não prejudicar a campanha do partido, já que reconheceu que seria difícil reverter a decisão do TRE. Em São Lourenço do Sul, o presidente municipal do PSB, Vilno Borck, será o substituto como candidato a vice-prefeito.

Fonte: cpc