terça-feira, 8 de maio de 2012

POLITICA

CASO DEMÓSTES

Valadares: processo contra Demóstenes será julgado antes do recesso  
Teresa Cardoso
O presidente do Conselho de Ética, Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), estima que antes do recesso, previsto para 18 de julho, o Senado terá encerrado o processo aberto nesta terça-feira (08) para decidir se Demóstenes Torres (sem partido-GO) feriu o decoro parlamentar.
Valadares reconheceu que a defesa de Demóstenes vai utilizar-se de todos os meios para prorrogar esse processo, cabendo sobretudo ao relator, Humberto Costa (PT-PE), munir-se de argumentos contra manobras “procastinatórias”, ou seja destinadas a adiar o encerramento do caso.
Nesta quinta-feira (10), Valadares volta a reunir o Conselho de Ética para a deliberação de requerimentos, entre eles, um defendido por Humberto Costa para ouvir-se o contraventor Carlos Cachoeira no próximo dia 17 de maio. Será decidido também se o primeiro depoente dessa fase processual será Demóstenes Torres.
Ao advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, Valadares disse que lhe serão dados todos os meios jurídicos para defender seu cliente.
- Todos os meios de prova serão aceitos: depoimentos, documentos, testemunhas, perícias etc – explicou Valadares.
Kakai, como é conhecido o advogado, disse que pleiteará o direito de trazer um perito técnico para avaliar os áudios concernentes ao inquérito de Carlos Cachoeira. Ele arrolará também como testemunha de defesa o advogado goiano Ruy Cruvinel.
Ainda de acordo com Valadares, na hipótese de o conselho de Ética entender que o acusado feriu o decoro parlamentar, o processo será enviado ao exame da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Ali, explicou ele, o exame será apenas do ponto de vista da constitucionalidade. De lá, o processo seguirá para o plenário do Senado.

Fonte: Agência Senado

Relações Internacionais

François Hollande obteve 51,62% dos votos


Presidente eleito da França tomará posse no dia 15 de maio


François Hollande obteve 51,62% dos votos<br /><b>Crédito: </b> AFP
François Hollande obteve 51,62% dos votos
Crédito: AFP
O presidente eleito da França, François Hollande, obteve 51,62% dos votos, e o presidente atual, Nicolas Sarkozy, 48,38%, na eleição presidencial de domingo, segundo um balanço final dos resultados anunciado nesta segunda-feira pelo ministério do Interior. No segundo turno destas eleições, mais de 18 milhões de eleitores votaram pelo socialista Hollande e 16,9 milhões pelo presidente e candidato da direita, segundo os dados divulgados.

No total, mais de 46 milhões de franceses estavam convocados a votar e mais de 37 milhões participaram das eleições. A taxa de abstenção foi de 19,66%, ou seja, 9 milhões de pessoas. A proclamação oficial dos resultados será feita até quinta-feira e o novo presidente toma posse no dia 15 de maio.

Fonte: CPC