quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

POLÍTICA GAUCHA - 2013


Tarso convida Zambiasi para ser vice na chapa do PT

Governador do Estado reiterou que não é candidato automático à reeleição

O governador Tarso Genro (PT) confirmou nessa terça-feira a preferência no governo para que o ex-senador Sérgio Zambiasi (PTB) seja o vice na chapa do PT na disputa ao Piratini em 2014. "O Zambiasi me disse que não quer concorrer, mas as pessoas podem mudar de ideia. Ele, por sua conduta ética, pelo tipo de vínculo com a nossa base, pelas posturas adotadas em relação ao governo federal, é um nome muito forte e tenho certeza de que se disser que concorre, todos aprovam", declarou. Tarso reiterou que não é candidato automático à reeleição, mas dentro do PT, entre aliados, e no próprio governo, não há dúvidas de que ele encabeçará a chapa.

As declarações do governador foram feitas logo após o almoço com secretários, deputados e dirigentes do PDT, no Piratini, e no qual a sigla formalizou sua saída do governo. No sáb ado, em pré-convenção, o PDT optou por lançar o deputado federal Vieira da Cunha como pré-candidato ao Piratini e encerrar a aliança com os petistas no Estado.
Durante o almoço ficou estabelecido o dia 20 de dezembro como data para que os secretários do PDT deixem os cargos. O titular da Saúde, Ciro Simoni, deixa a Pasta antes disso para retomar seu mandato na Assembleia. Questionado sobre se o dia 20 vale para todos os pedetistas, Tarso respondeu: "É difícil responder esta pergunta. Nós vamos tratar do primeiro escalão. Depois, progressivamente, os secretários farão as substituições. O certo é que não faremos uma devassa com o PDT".

Fonte: cp

CORRUPÇÃO - 2013


Dois secretários municipais e um ex-prefeito de Triunfo são presos

Polícia Federal deflagrou operação contra quadrilha que atuaria na prefeitura

Dois secretários municipais e um ex-prefeito de Triunfo foram presos pela Polícia Federal (PF) durante a operação TR-01, deflagrada nesta terça-feira. Segundo a PF, uma quadrilha atuaria na prefeitura do município da região Carbonífera, utilizando práticas como compra de votos, nepotismo cruzado e cotização.

Cerca de 150 policiais federais devem cumprir cinco mandados de prisão temporária, seis de condução coercitiva e 40 mandados de busca e apreensão em Porto Alegre e Triunfo. Também devem ser cumpridas 26 ordens judiciais de afastamento cautelar e proibição de ocupação de cargo público, o que impede os destinatários de  exercerem funções públicas, mesmo os concursados.

De acordo com a PF, a operação teria abalado a estrutura da quadrilha que buscava a perpetuação na administração do município de Triunfo com uso de cargos públicos e eleitorais para angariar poder e comprar votos com terceir izações e outras práticas criminosas. Entre os crimes apurados, verificou-se Corrupção Eleitoral, Falsidade Ideológica e Documental Para Fins Eleitorais, Formação de Quadrilha, Fraude em Licitação e Peculato.

Fonte: cp