terça-feira, 24 de abril de 2012

SEGURANÇA PÚBLICA

Governo do Maranhão classifica morte de jornalista de "ação bárbara e cruel"

O governo do Maranhão lamentou o assassinato do jornalista Décio Sá, ocorrido em São Luís na noite dessa segunda-feira e, por meio de nota, classificou o crime de "ação bárbara e cruel". Décio mantinha um blog e era repórter da editoria de polícia no jornal O Estado do Maranhão, pertencente à família do presidente do Senado, José Sarney. Na nota, o governo informa que está tomando todas as providências para chegar ao mandante do crime. "Peritos do Instituto Médico-Legal (IML) estiveram no local. Homens da Superintendência de Investigações Criminais e da Delegacia de Homicídios já iniciaram as averiguações para prender os criminosos".

A Secretaria de Estado de Segurança Pública informou também, na nota, que o jornalista estava sozinho na hora do crime e foi morto com tiros à queima-roupa. "Dois homens teriam chegado em uma moto, sendo que um deles entrou no estabelecimento e foi até o banheiro. Ao retornar, disparou os seis tiros no jornalista, pelas costas, sendo quatro na cabeça e dois na região do tórax. Décio Sá morreu na hora", informou a nota.

Blog de jornalista será peça de inquérito

A polícia do Maranhão vai usar as informações publicadas no
Blog do Décio para investigar a morte de Sá. De acordo com informações do governo do estado, o crime tem características de execução e o blog, que contém reportagens investigativas, é considerado pela polícia uma pista importante no inquérito.

Na manhã desta terça-feira a delegada-geral da Polícia Civil maranhense, Maria Cristina Resende Menezes, se reuniu com os delegados que vão investigar o caso e com o secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes, para tratar do assunto. O objetivo é acertar os detalhes de uma força-tarefa, envolvendo todas as instâncias de investigação do estado, para apurar o crime.

O blog mantido por Décio está no ar desde 2006 e é um dos mais acessados do estado. As publicações ganharam destaque por veicular reportagens de jornalismo investigativo, entre elas denúncias contra políticos e grupos de pistoleiros que agem na região. Em seu perfil no Twitter, Décio contava com quase 2 mil seguidores e sua morte rapidamente repercutiu em toda a rede.

TCE lança mapa de indicadores

 

TCE lança mapa de indicadores sobre a situação de cada município gaúcho Tribunal de Contas do Estado/Reprodução
No mapa, cidadão pode comparar, por exemplo, o número de habitantes por leito em relação à média estadual (em vermelho, maior que a média; em amarelo, igual à média; e em verde, menor que a média) Foto: Tribunal de Contas do Estado / Reprodução
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) lançou nesta terça-feira, em Porto Alegre, um mapa de indicadores virtuais sobre a situação real de cada um dos 497 municípios gaúchos. A compilação, que apresenta uma radiografia completa das cidades, é baseada em quatro eixos: Educação, Saúde, Socioeconomia e Orçamento e Finanças.

Qualquer cidadão pode consultar as informações no site do TCE e escolher os indicadores sobre os quais deseja se informar. Entre as estatísticas disponíveis, estão dados como a taxa de mortalidade infantil, o número de leitos por habitantes e os investimentos feitos em Saúde e Educação.

Apresentados na forma de mapas, os dados têm origem em diferentes bases, como o IBGE, a Fundação Estadual de Economia e Estatística, o Datasus e os próprios levantamentos do TCE. Ao reunir tudo numa só ferramenta, os técnicos e auditores têm por objetivo facilitar a pesquisa e permitir, por exemplo, que os usuários façam comparações entre cidades e saibam como anda sua região.

— O TCE é detentor de um acervo significativo e procurou reunir dados de outras bases para oferecer um diagnóstico completo de todos os municípios gaúchos. Qualquer pessoa pode acessar e fiscalizar a qualidade dos serviços e da gestão de sua cidade — explica o presidente do TCE, Cezar Miola.

O mapa será atualizado constantemente com novos dados e, no futuro, permitirá ainda a elaboração de tabelas e rankings.

— O software está preparado para receber novos eixos e indicadores. A intenção é ampliar as opções cada vez mais — diz o coordenador e auditor público externo Paulo Panassol.