terça-feira, 27 de agosto de 2013

CINEMA

Fãs de Christian Bale protestam contra escolha de Affleck para Batman


Internautas fizeram petição on-line e pediram para que a Warner repense escolha


Fãs de Christian Bale protestam contra escolha de Affleck para Batman <br /><b>Crédito: </b> Mark Davis / AFP / CP
Fãs de Christian Bale protestam contra escolha de Affleck para Batman
Crédito: Mark Davis / AFP / CP
 
O ator Ben Affleck poderá até ser o Cavaleiro das Trevas, mas não sem antes enfrentar uma batalha. É que o exército de fãs de Christian Bale fez uma petição on-line -- que já conta com várias assinaturas -- pedindo que a Warner repense a decisão de dar ao diretor de "Argo" o papel de Batman.

A luta cibernética dos escudeiros de Bale também se espalhou pelo Twitter e Facebook, e os adversários são os simpatizantes de Affleck, cuja capacidade de viver o homem-morcego é questionada. A carta à Warner, publicada na página de petições on-line Change.org, afirma que "a atuação de Affleck não está nem perto de torná-lo um Bruce Wayne verossímil e não fará justiça ao papel".

Até as 20h (horário de Brasília) desta sexta-feira, a petição, criada por John Roden de Ludlow, do estado de Kentucky, somava quase 20 mil assinaturas, número que aumentava numa razão de mais de mil por hora.

Na batcaverna das redes sociais, a hashtag # BetterBatmanThanBenAffleck ("melhor Batman do que Affleck", em inglês) voou pelo Twitter desde que a Warner anunciou o nome de Affleck na noite de quinta-feira. A página do estúdio no Facebook foi bombardeada por mais de 10 mil comentários, entre ataques e defesas.

A Warner anunciou que Affleck, grande vencedor do Oscar de 2013 com o filme "Argo", interpretará o Batman num filme do Superman que reunirá os dois super-heróis, previsto para 2015. Bale, que viveu o "Cavaleiro das Trevas" na trilogia "Batman", de Christopher Nolan, havia anunciado que desejava passar a "capa" para algum outro ator.
 
Fonte: cp

ECONOMIA

Mantega nega definição sobre aumento de combustíveis


Ministro da Fazenda disse que Brasil tem muita munição para enfrentar situação cambial


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, ressaltou nesta segunda que o governo não tem nenhuma definição sobre um eventual aumento de combustíveis em 2013. "O que eu disse é que não haveria aumento em função da variação cambial", afirmou, referindo-se a uma entrevista concedida ao jornal Folha de S. Paulo. "Se vai ter algum outro tipo de aumento, eu não sei, não tem definição nenhuma", apontou. Mantega participou de um almoço, em São Paulo, realizado pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide).

Mantega afirmou também que o governo tem grande "munição" para lidar com os movimentos de desvalorização do câmbio e admitiu que, caso seja oportuno, poderá vender dólares à vista. "Podemos dar liquidez para o spot, se for necessário", afirmou. De acordo com ele, o Banco Central (BC) pode "colocar até mais de US$ 60 bilhões" em swaps cambiais e leilões de linha, medida anunciada pela instituição financeira na semana passada. "Não há limite para isso", destacou, ressaltando que tais ações não representam perda de reservas cambiais.

"O Brasil tem muita munição para enfrentar situação cambial", apontou. "O Banco Central está entusiasmado em não deixar que haja oscilação excessiva do câmbio", disse. Segundo Mantega, a administração federal conta com um montante de US$ 370 bilhões de reservas, que é robusto para lidar com eventuais volatilidades adicionais do mercado.

Ainda conforme o ministro da Fazenda, "nenhum ministro sabe" quando o patamar do câmbio se estabilizará, pois é uma questão que está muito mais vinculada com a definição sobre a trajetória do fim da política de afrouxamento quantitativo do Federal Reserve (Fed, o BC dos Estados Unidos). Na análise de Mantega, não é uma questão trivial, pois "nem os diretores" do Fed "estão se entendendo" sobre a trajetória da política monetária nos EUA para o curto prazo.

Expectativas

Mantega disse que as expectativas em relação à economia do Brasil são inferiores à realidade. O ministro da Fazenda reconheceu que houve uma piora nas expectativas, bem como no nível de confiança de consumidores e empresários, mas refutou a tese de que a volatilidade do câmbio esteja ligada a esses fatores.

"Não acredito que o movimento do câmbio esteja ligado às expectativas porque os investidores são muito objetivos", disse. O investidor, na avaliação de Mantega, não diz: "Olha, hoje o mercado acordou com mau humor". Na opinião do ministro, o investidor olha para dados objetivos. Prova disso, para Mantega, é que nos últimos meses as aplicações em renda fixa e o ingresso de Investimento Estrangeiro Direto (IED) no País foram recordes. "Nos últimos meses, o investimento em renda fixa e na Bolsa foram recordes e em Investimento Estrangeiro Direto, também", reforçou. Isso, de acordo com ele, é confiança, o que levará a uma melhora das expectativas.

Inflação

Mantega ressaltou também que a "inflação está sob controle" e que "a dona de casa pode ficar tranquila", pois o Poder Executivo não deixará que os preços subam. "Estamos vigiando a inflação e ela não será obstáculo para a nossa trajetória de crescimento", afirmou. "O impacto do câmbio na inflação ainda é pequeno. Mas vamos seguir observando", destacou.

"Não sei se o câmbio terá ou não impacto na Selic. Só o Banco Central pode responder", disse, depois de ter sido perguntado se a desvalorização do real ante o dólar influenciará os passos das decisões do Comitê de Política Monetária (Copom), que terá a reunião de agosto concluída nesta quarta-feira, 28.

Para combater a inflação, o ministro destacou que o Executivo tem um amplo leque de medidas que podem ser adotadas. Por hipótese, Mantega citou redução de tarifas de importação e desonerações de setores produtivos a fim anular eventuais aumentos de custos com o fortalecimento do dólar ante o real.ante o real.




Fonte: cp

MAIS MÉDICOS NO BRASIL!


Carteira provisória proíbe atuação fora do Mais Médicos

Caso profissional do exterior quiser atuar em outro local, deverá passar pelo Revalida

O governo federal publicou nesta segunda-feira decreto determinando que a carteira provisória dos médicos com diploma estrangeiro que atuarão pelo Mais Médicos deverão trazer mensagem expressa quanto à vedação ao exercício da medicina fora das atividades programa.

Para atuar no Brasil, médicos formados no exterior precisam fazer o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida). No entanto, a medida provisória que cria o Mais Médicos prevê que os profissionais que forem trabalhar por meio do programa não precisarão passar pelo procedimento para atuar no local especificado pelo Ministério da Saúde. Se o médico inscrito quiser atuar em outro local, deverá passar pelo Revalida.

O registro provisório do "médico intercambista" deverá ser solicitado ao Conselho Regional de Medicina (CRM) do estado onde o médico atuará. Os conselhos regionais disseram que entrariam na Justiça para terem o direito d e não registrar os profissionais que não têm o Revalida. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que esta é uma determinação legal, e portanto, deve ser cumprida.

Segundo o decreto presidencial, a declaração de participação do médico intercambista no Mais Médicos, acompanhada dos documentos especificados, é condição necessária e suficiente para a expedição de registro profissional provisório e da carteira profissional.O registro deverá ser expedido pelo CRM no prazo de 15 dias a partir da apresentação do requerimento pela coordenação do programa.

O decreto publicado prevê ainda que o supervisor e o tutor acadêmico, que acompanharão trabalho dos médicos que atuarão pelo programa, poderão ser representados judicial e extrajudicialmente pela Advocacia-Geral da União, entidade que defende a União.

 



Fonte: Agência Brasil

 

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Bolívia quer resolver impasse com Brasil por meio da diplomacia


Ministro das Relações Exteriores deixou o cargo após polêmica envolvendo senador boliviano


Ruben Saavedra afirmou que Bolívia busca caminho da diplomacia<br /><b>Crédito: </b> Aizar Raldes / AFP / CP
Ruben Saavedra afirmou que Bolívia busca caminho da diplomacia
Crédito: Aizar Raldes / AFP / CP
Após a saída de Antonio Patriota do Ministério das Relações Exteriores, o ministro da Defesa da Bolívia, Ruben Saavedra, disse que a expectativa do governo Evo Morales é resolver pelo “caminho diplomático” o impasse criado a partir da retirada do senador Roger Pinto Molina da Embaixada do Brasil em La Paz, a capital boliviana. Saavedra reiterou que Pinto Molina é denunciado por crimes de corrupção e desvio de recursos.

Em entrevista ao canal estatal de televisão, o ministro insistiu que o governo da Bolívia quer que Pinto Molina responda por seus crimes. “O governo boliviano está com a maior boa vontade para esclarecer todos os fatos (envolvendo a retirada de Pinto Molina de La Paz). Mas vamos tentar trabalhar para que Molina regresse ao país e responda na Justiça por seus delitos”, ressaltou.

Saavedra disse que a Bolívia aguarda uma explicação oficial por parte do governo do Brasil sobre a retirada de Pinto Molina do país. “Para tomar as providências que correspondam ao que determina o direito internacional”, destacou.

O senador boliviano, que é opositor de Evo Morales, ficou abrigado por 15 meses na embaixada brasileira em La Paz desde que pediu asilo político ao Brasil. Ele entrou na embaixada em 28 de maio de 2012. Em junho de 2012, o Brasil concedeu o asilo diplomático. Porém, para Molina deixar a representação brasileira era necessário um salvo-conduto do governo da Bolívia.

O salvo-conduto era negado pelas autoridades bolivianas, alegando que o parlamentar responde a mais de 20 processos judiciais no país, por crimes de corrupção e desvios de recursos. Na última sexta-feira, o parlamentar deixou a embaixada com o auxílio da representação diplomática brasileira. O boliviano chegou sábado ao país, por Corumbá (MS), onde se encontrou com o presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Ricardo Ferraço (PMDB-ES). Os dois voaram em seguida para Brasília.




Fonte: Agência Brasil

CHUVAS NO RIO GRANDE DO SUL


Mais de 8 mil pessoas são atingidas pelas enchentes no RS

Chuvas provocaram cheias de pelo menos 11 rios e afetaram 29 municípios gaúchos

Mais de 8 mil pessoas são atingidas pelas enchentes no RS<br /><b>Crédito: </b> Vinícius Roratto
Mais de 8 mil pessoas são atingidas pelas enchentes no RS
Crédito: Vinícius Roratto

As vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul já chegam a 8.136 pessoas, de acordo com balanço divulgado pela Defesa Civil do Estado nesta terça-feira. Pelo menos 2.706 estão desabrigadas (sem moradia) e 5.428 desalojadas (em casas de parentes e amigos).

As chuvas atingiram 29 municípios gaúchos e provocaram a cheia de pelo menos 11 rios. Há registro de uma pessoa desaparecida e uma ferida devido ao mau tempo, ambas em São Francisco de Paula, na Serra. Também ocorreu uma morte em Montenegro, no Vale do Caí.

O que chama atenção é a quantidade de deslizamento de encostas. No Vale do Sinos, 12 casas foram atingidas em Igrejinha e uma em Taquara. Em Santo Antônio da Patrulha, no Litoral Norte, uma residência foi atingida pela queda de um muro. No Vale do Caí, os deslizamentos afetaram 23 casas em Vale Real e outras três em Salvador do Sul. No total, 40 residências foram afetadas. 

Municípios atingido s:

Arroio do Meio
Bento Gonçalves
Bom Retiro do Sul
Canoas
Colinas
Cotiporã
Cruzeiro do Sul
Eldorado do Sul
Encantado
Esteio
Estrela
Gravataí
Igrejinha
Lajeado
Montenegro
Novo Hamburgo
Parobé
Porto Alegre
Salvador do Sul
Santa Cruz do Sul
Santo Antônio da Patrulha
São Francisco de Paula
São Jerônimo
São Leopoldo
São Sebastião do Cai
Taquara
Taquari
Vale Real
Venâncio Aires

Cheia dos rios:

Antas
Arroio Feijo
Arroio Pampa
Arroio Sapucaia
Caí
Gravataí
Jacuí
Paranhana
Santa Clara
Sinos
Taquari

 

Fonte: cp

NEVE NO RIO GRANDE DO SUL


Neve e frio marcam terça-feira no Estado

Flocos acumularam em Gramado, que amanheceu branquinha

Flocos acumularam em Gramado, que amanheceu branquinha<br /><b>Crédito: </b> Halder Ramos / Especial / CP
Flocos acumularam em Gramado, que amanheceu branquinha
Crédito: Halder Ramos / Especial / CP
Flocos acumularam em Gramado, que amanheceu branquinha
Crédito: Halder Ramos / Especial / CP

A neve ficou mais intensa na madrugada desta terça-feira e chegou a acumular em alguns pontos. As temperaturas ficaram próximas de 0ºC em grande parte do território gaúcho e voltaram a ser registradas marcas negativas. De acordo com a MetSul Meteorologia, os termômetros marcaram -1ºC nas cidade de Santa Rosa, no Noroeste, Caxias do Sul, na Serra, e Vacaria, nos Campos de Cima da Serra. 

• Veja imagens da neve no Sul do País

Em Porto Alegre, a mínima foi de 6ºC. Ao longo do dia, a máxima não ultrapassa os 10ºC na região Metropolitana. Já na Serra, as temperaturas não superam os 5ºC.

Previsão do tempo

Uma forte massa de ar polar cobre o Rio Grande do Sul nesta terça-feira e o dia segue frio, segundo a MetSul Meteorologia. Na metade Oeste e no Sul o tempo fica firme, mas ainda há muitas nuvens no Leste e Nordeste do Estado, onde chove e garoa, principalmente, nesta manhã.

À tarde o tempo fica firme e seco em praticamente todo o Estado, mas os rios devem continuar subindo, principalmente na região Metropolitana, ocasionando enchentes no Vale do Caí, Sinos e nos arredores do Guaíba.