quarta-feira, 17 de agosto de 2011

EDUCAÇÃO

Presidente anuncia expansão da rede de ensino federal

A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta terça-feira a criação de dois novos campi de universidades federais no Estado: um da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em Tramandaí, Litoral Norte gaúcho, e outro da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em Cachoeira do Sul, na Região Central. A criação integra o programa de expansão da rede federal do Ministério da Educação (MEC), que confirmou a criação do campus da UFRGS em Tramandaí até o final de 2012 e do campus da UFSM em Cachoeira do Sul até 2014.

Dilma anunciou ainda a criação de mais quatro universidades federais no país nos Estados do Ceará, Pará e Bahia. Três delas são campi em funcionamento de outras instituições federais que serão transformados em universidades. Com essa expansão, a rede federal passará a contar com 63 unidades. A nova fase de expansão das federais totalizará 47 novos campi.

Segundo o MEC a expansão será concluída com a entrega das obras de expansão de 12 universidades federais que terão, ao todo, 20 novas unidades até 2012.

Dilma anunciou também nesta terça os 120 municípios que vão receber novas escolas técnicas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O Rio Grande do Sul deve receber sete escolas técnicas até 2014. Além do aumento de vagas nos institutos federais, o Pronatec prevê a distribuição de bolsas de estudo em instituições privadas de ensino.

Fonte: zerohora.clicrbs.com.br