quinta-feira, 28 de julho de 2011

CONHECIMENTOS BANCÁRIOS

SOCIEDADE DE CRÉDITO, FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO - FINACEIRAS

São instituições privadas, constituídas, em forma de sociedade anônima, com o objetivo de realizar financiamentos para a aquisição de bens e serviços, e para capital de giro.
São as populares empresas de "crediários" que oferecem recursos para a compra de bens de consumo durável ou para crédito direto ao consumidor.
As financeiras obtêm os recursos por meio da emissão de letras de câmbio no nome da pessoa física ou jurídica que adquire o crediário.
É preciso o aceite da financeira na letra emitida para o repasse ao contrante.
Para estreitar a relação e facilitar o acesso ao crediário pelo consumidor final, o lojista e as financeiras podem criar as promotoras de venda em seus estabelecimentos.
São sociedades civis com poderes especiais, com a possibilidade de sacar letras de câmbio na qualidade de procuradoras dos financiamentos e com garantia dos contratados intermediarios.
Sua finalidade e o financiamento de bens de consumo duráveis através do credito direto ao consumidor. Assim como os Bancos de investimento não podem manter contas correntes, e sua fonte de recursos são as letras de cambio e títulos de crédito emitidos pelos financiados e aceitos pelas financeiras.
Por tratar-se de operação de auto risco, suas operações passivas não podem ultrapassar 12 vezes o montante do seu capital realizado, mais as reservas, sendo também limitada à sua responsabilidade direta  por clientes.

Fonte: http://www.portaldoinvestidor.gov.br/ (com adaptações)