quinta-feira, 17 de maio de 2012

SEGURANÇA PÚBLICA

Polícia Civil indicia três PMs acusados de estuprar moradora da Rocinha, no Rio

     

 
A 14ª Delegacia de Polícia (Leblon) do Rio de Janeiro denunciou por estupro e crime de tortura os policiais militares Renan Ribero de Souza, Cid Lima dos Santos e Rodrigo Bernardo de Almeida, que são acusados de violência sexual contra uma moradora da favela da Rocinha, na zona sul da capital fluminense.

O delegado da 14ª DP, Gilberto Ribeiro, também solicitou ao Ministério Público um novo pedido de prisão preventiva dos três PMs. Todos estão detidos preventivamente (30 dias) no Batalhão Especial Prisional (BEP) e devem continuar presos se a Justiça acatar o pedido de renovação da ordem de prisão preventiva.

Os denunciados são lotados no Batalhão de Choque (BPChoque) e supostamente cometeram os crimes durante uma diligência na Rocinha, no dia 18 de abril. Nenhum deles tem advogado.
Segundo depoimento da vítima, que tinha acabado de ser presa por furtar uma bolsa de uma moradora da comunidade, os policiais militares a torturaram e estupraram antes do encaminhamento ao distrito policial. Exames de corpo de delito comprovaram a violência sexual.

Um quarto policial cuja identidade não foi revelada chegou a ser investigado como coautor dos crimes, porém os investigadores não encontraram provas para indiciá-lo.

Fonte: UOL

TABELA DE REMUNERAÇÃO - MAGISTÉRIO

CONCURSO MAGISTÉRIO

Divulgada lista dos aprovados no concurso público para o Magistério Estadual


Confira os classificados por coordenadoria regional de educação


A Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH) divulgou, na manhã desta quinta-feira, a lista dos candidatos aprovados no concurso público para o Magistério Estadual. Os recursos referentes aos gabaritos e aos resultados das provas objetivas deverão ser entregues entre 18 e 22 de maio, através de requerimento específico para este fim. O documento deve ser dirigido ao Secretário de Estado da Educação e entregue diretamente no Protocolo da FDRH, na Av. Praia de Belas, 1595, Porto Alegre/RS, das 9h às 11h30min e das 14h às 17h. Pelo Correio, serão admitidos recursos enviados unicamente por SEDEX, com data de postagem até 22 de maio.

A classificação será divulgada somente após a Prova de Títulos (que equivale a 20% da pontuação total), etapa posterior à avaliação dos recursos. Os candidatos devem acompanhar a divulgação dos prazos no site da FDRH.

Apenas metade das vagas será preenchida

O Estado vai preencher pouco mais da metade das 10 mil vagas que esperava compor com o concurso do Magistério. Dos 69,6 mil candidatos que fizeram a inscrição para participar do processo seletivo, 5.224 foram selecionados.

Os números não são finais, pois na região de Uruguaiana os testes serão realizados novamente em 03 de junho. Os 527 candidatos que fizeram o concurso na cidade em abril tiveram a prova anulada em função de problemas constatados no dia da aplicação do concurso.

O concurso buscou a contratação de professores dos ensinos Fundamental e Médio e das educações Indígena e Profissional nas 30 coordenadorias regionais de educação do Rio Grande do Sul. Os candidatos que já possuem vínculo com o Estado, trabalhando como professores contratados, serão nomeados imediatamente e terão as funções alteradas em seguida. Já os futuros professores da rede estadual só devem estar aptos a entrar em sala de aula em um prazo de até 30 dias a partir da entrega dos papéis.

Confira a lista dos aprovados divididos pelos Coordenadorias Regionais de Educação (CRE):

CONCURSO MAGISTÉRIO

Governo anuncia novo concurso público para o Magistério


Provas serão aplicadas entre o final de 2012 e início do ano que vem


A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) anunciou nesta quinta-feira que vai realizar um novo concurso público para o Magistério gaúcho. A medida ocorre em função do alto índice de reprovação e do baixo preenchimento das vagas pelos candidatos que se inscreveram para realizar as provas aplicadas em abril deste ano. A lista com os nomes dos aprovados foi divulgada pela Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH).

Das 10 mil vagas oferecidas pelo Governo do Estado, 4,8 mil não foram preenchidas. O objetivo do novo concurso será oferecer, pelo menos, as vagas que sobraram para professores, podendo ampliar o quadro de funcionários que trabalham na rede pública de ensino.

O secretário da Educação, José Clóvis de Azevedo, atribui a baixa aprovação às adequações das provas em função da reforma do Ensino Médio, que, segundo ele, refletiu nos resultados. “A mudança nas provas quebrou a tradição do concurso que era feito apenas em cima da legislação, língua portuguesa e conhecimentos pedagógicos. Agora o candidato teve que provar proficiência na sua área de habilitação e na área em que sua habilitação específica está inserida. Isso colocou uma exigência adicional na prova e isso influenciou para que os resultados serem aquém do que esperávamos”, explicou.

O novo concurso público para o Magistério deve ocorrer no final deste ano ou início de 2013. Os professores já aprovados começam a ser nomeados a partir de agosto. Confira abaixo a lista dos aprovados divididos pelas Coordenadorias Regionais de Educação (CRE).

POLÍTICA

CPI do Cachoeira livra Cavendish e governadores

Integrantes da base e da oposição negaram acordo para não votar os pedidos de depoimento

Nós não vamos blindar nenhuma pessoa que foi corrompida ou cooptada pela organização criminosa, afirmou o relator da CPI, deputado Odair Cunha (PT-MG)<br /><b>Crédito: </b> Leonardo Prado / Agência Câmara / CP
Nós não vamos blindar nenhuma pessoa que foi corrompida ou cooptada pela organização criminosa, afirmou o relator da CPI, deputado Odair Cunha (PT-MG)
 
A CPI Mista do Cachoeira aprovou na reunião desta quinta a convocação de 51 pessoas, mas deixou de fora da lista o ex-presidente da Delta Construções Fernando Cavendish e os governadores de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), e do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB). Integrantes da base e da oposição fizeram questão de negar, durante o encontro, que tenha havido acordo para não votar os pedidos de depoimento de Cavendish e dos governadores.

"Nós não vamos blindar nenhuma pessoa que foi corrompida ou cooptada pela organização criminosa", afirmou o relator da CPI, deputado Odair Cunha (PT-MG). "Não há acordo, eu não participei de acordo para proteger governador", disse o líder do PT na Câmara, Paulo Teixeira (SP), para quem essas autoridades têm que vir à comissão "quando tiver muitas provas". "Não estou aqui para fazer espuma", disse Teixeira. "Não há acordo, eu não participo", afirmou o deputado tucano Fernando Franceschini (PR).

Com folgada maioria na CPI, a base operou para livrar da convocação, por ora, Cavendish. O contraventor Carlinhos Cachoeira é suspeito de ser sócio oculto da Delta, mas os governistas conseguiram circunscrever a apuração contra a empreiteira à atuação de Cláudio Abreu, ex-diretor da região Centro-Oeste. "A convocação de Fernando Cavendish é urgente, indispensável e insubstituível", cobrou, em vão, o líder do PSDB no Senado, o paranaense Alvaro Dias.

 

POLÍTICA

Funcionários da Trensurb farão greve na próxima segunda-feira


Companhia admite transferir inauguração de estações com a presença de Dilma


Funcionários da Trensurb decidiram paralisar as atividades na próxima segunda-feira, dia 21 de maio, para reivindicar a concessão de reajuste salarial, entre outras demandas. A decisão foi aprovada em assembleia realizada nesta quinta-feira pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresa de Transporte Metroviário e Conexas do Rio Grande do Sul (Sindimetrô/RS).

Conforme o sindicato, a categoria exige aumento salarial de 21%, referente a perdas da inflação dos últimos nove anos. A pauta foi entregue em março e, até agora, não foi feita nenhuma proposta, segundo o Sindimetrô.

A Trensurb informou que foram realizadas reuniões com representantes dos trabalhadores e que a empresa se comprometeu a apresentar uma proposta até o fim de maio. A direção se disse surpresa pela decisão da paralisação, justamente no dia para o qual haviam sido marcadas as inauguração de duas novas estações do metrô de superfície, a Rio dos Sinos, em São Leopoldo, e a Santo Afonso, em Novo Hamburgo. A empresa vai tentar um acordo para que a paralisação seja cancelada, mas já admite ter de transferir a cerimônia. A presença da presidente Dilma Rousseff, esperada na solenidade, já havia sido cancelada.