sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

RELIGIÃO

Gâmbia institui semana de quatro dias para funcionários públicos

Atualizado em 1 de fevereiro, 2013 - 09:46 (Brasília) 11:46 GMT
Yahya Jammeh / BBC
Jammeh, da Gâmbia, diz que folga semanal permitirá maior tempo livre para rezas
O governo de Gâmbia determinou que, a partir de agora, os funcionários públicos do país vão trabalhar apenas quatro dias por semana e terão folga às sextas-feiras.
A decisão foi tomada pelo presidente Yahya Jammeh, para quem a semana mais curta dará à população, majoritariamente muçulmana, mais tempo para rezar, socializar e trabalhar no campo.

Notícias relacionadas

Jammeh, que chegou ao poder após um golpe em 1994, é conhecido por seu comportamento excêntrico.
Críticos dizem que sua última decisão vai estimular a preguiça e prejudicar ainda mais a pequena economia do país africano.
A atividade econômica de Gâmbia é baseada principalmente na agricultura, especialmente na exportação de amendoins.
O país também é um destino turístico popular por causa de suas praias.

Estudo aos sábados

A maior parte da população de Gâmbia, que totaliza 1,8 milhão de pessoas, é muçulmana.
No islamismo, a sexta-feira é um dia considerado sagrado, dedicado a rezas.
Quintas e sextas-feiras ou sextas e sábados são considerados dias não úteis na grande maioria do mundo islâmico, mas críticos afirmam que a prática prejudica esses países, uma vez que a rotina não se adequa à das nações ocidentais, onde os sábados e domingos são livres.
Por meio de um comunicado oficial, o gabinete do presidente Jammeh informou que a partir desta sexta-feira, 1º de fevereiro, o horário de funcionamento dos órgãos públicos será de segundas às quintas-feiras, das 8h às 18h.
"Os novos horários permitirão à população dedicar mais tempo para as rezas, atividades sociais e agricultura - ou seja, voltar à terra e plantar o que comemos, e comer o que plantamos, para uma nação rica e saudável."
O comunicado acrescentou que as escolas estaduais também permaneceriam fechadas às sextas-feiras, mas ficariam livres para abrir aos sábados, para compensar o dia perdido.
Até agora, os servidores públicos trabalhavam cinco dias por semana, das 8h às 16h.

Negócios

Apesar de a mudança não alterar a carga de horário semanal de 40 horas, os críticos reafirmam que a decisão é prejudicial ao país.
Eles destacam que o setor privado continuará trabalhando às sextas-feiras, mas não poderá fechar qualquer negócio que envolva o governo naquele dia.
Em 2007, Jammeh anunciou que curou a Aids em apenas três dias com uma poção especial de ervas secretas. Na época, a declaração do líder de Gâmbia foi amplamente condenada por médicos em todo o mundo.
Jammeh também já foi acusado de abuso de direitos humanos. No ano passado, nove prisoneiros condenados à pena de morte foram executados por fuzilamento.
Dias depois, Jammeh decidiu suspender outras 37 execuções devido à pressão internacional.
 
Fonte: bbc

SAÚDE

Sono melhor pode reduzir deterioração da memória, diz estudo

 
Melhorar o sono pode deter declínio da memória, diz estudo
Melhorar o sono pode deter declínio da memória, diz estudo
Um estudo divulgado na publicação científica Nature Neuroscience sugere que ter um bom sono pode reduzir a deterioração da nossa memória à medida que envelhecemos.
Até antes da pesquisa, os cientistas já sabiam que tanto o cérebro quanto o corpo sofrem desgaste com o tempo, mas não se sabia ao certo se as mudanças no cérebro, sono e memória eram sinais distintos do envelhecimento ou se haveria uma conexão profunda entre eles.
 

Tópicos relacionados

Mas a pesquisa, feita por cientistas da University of California, Berkeley, indicam que mudanças que ocorrem no cérebro com a idade prejudicam a qualidade do sono profundo, o que, por sua vez, diminui a capacidade do cérebro de aprender e armazenar memória.
Com base nessas conclusões, a equipe pretende agora testar formas de melhorar o sono para interromper o declínio da memória.

Experimentos

Trabalhando com um grupo de 36 voluntários - metade dos quais com idade em torno de 20 anos e outra metade com cerca de 70 anos - os especialistas fizeram uma série de experimentos.
Primeiro, a equipe constatou que era capaz de prever a quantidade de sono profundo (o chamado sono de ondas lentas) que o participante teria com base nas condições de preservação de uma região do seu cérebro chamada córtex pré-frontal médio.
Essa parte do cérebro é essencial para que a pessoa consiga entrar no estágio de sono profundo, mas com a idade ela tende a se deteriorar.
Em seguida, os especialistas demonstraram que a quantidade de sono profundo podia ser usada para prever quão bem as pessoas se sairiam em testes de memória.
Os pacientes jovens, que conseguiam obter sono de boa qualidade em abundância, tiveram melhor desempenho nos testes do que os participantes mais velhos, cujo sono tinha qualidade inferior.
Matthew Walk, um dos pesquisadores envolvidos no estudo, disse à BBC que, "vista em conjunto, a deterioração do cérebro leva à deterioração do sono que produz a deterioração da memória (geralmente solidificada na fase de sono REM, ou de movimentos rápidos dos olhos)".
"O sono de ondas lentas é muito importante para solidificar novas memórias que você aprendeu recentemente. É como clicar o botão 'salvar' (no computador)", ele explicou.
A equipe disse não ser capaz de restaurar a região do cérebro desgastada pela idade, mas espera que algo possa ser feito em relação ao sono.
Por exemplo, é possível melhorar a qualidade do sono estimulando a região certa do cérebro com eletricidade durante a noite, os especialistas explicaram.
Estudos demonstraram que essa técnica pode melhorar o desempenho da memória em jovens. Agora, os pesquisadores querem iniciar testes também com pacientes mais velhos.
"Você não precisa restaurar as células do cérebro para restaurar o sono", disse Walker. Ele disse que a técnica é uma forma de fazer o sistema "pegar no tranco".

Demência

Em pacientes com demência, os sintomas associados à morte das células do cérebro - como sono ruim e perda de memória - são muito piores do que no envelhecimento normal.
Alguns estudos sugerem que exista um vínculo entre sono e demência. Um relatório divulgado na publicação científica Science Translational Medicine apontou para a possibilidade de que problemas de sono sejam um dos primeiros sinais do Mal de Alzheimer.
O médico Simon Ridley, da entidade beneficente Alzheimer's Research UK, disse que são necessários mais estudos para confirmar ou não essa conexão.
"Cada vez mais evidências vinculam alterações no sono a problemas de memória e demência, mas não está claro se essas mudanças seriam uma causa ou consequência".
"As pessoas estudadas aqui foram monitoradas por um período muito curto e o próximo passo poderia ser investigar se a falta de sono de ondas lentas também pode ser relacionada ao declínio de memória a longo prazo".
 
Fonte: bbc
 

CINEMA

Cinema da Ufrgs é fechado para avaliação de segurança contra incêndios

Sala Redenção só deve retomar as atividades no início das aulas

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul fechou nesta sexta-feira o cinema universitário, localizado no prédio da reitoria no Campus Central, em Porto Alegre, pelo menos até o início das aulas para realizar eventuais readequações às normas de prevenção à incêndios. Segundo a Ufrgs, a Sala Redenção tem Plano de Prevenção contra Incêndios (PPCI) em dia e vistorias são realizadas anualmente.

O cinema passou por reforma há 10 anos e se adequou à legislação na época com a colocação de extintores, duas portas de saída e pé direito alto. Segundo a coordenadora da Sala Redenção, Tânia Cardoso, a medida é preventiva. “Em função da tragédia em Santa Maria, paramos para pensar. Da reforma para cá, muitas coisas em termos de materiais utilizados e regras de prevenção mudaram, por isso, se precisarmos faremos as melhorias necessárias”, ressaltando que o espaço tem seguro, o que obriga a inspeção de técnicos.

A mostra de cinema programada para o mês de fevereiro “Entre Heróis e Deuses” foi cancelada. A Sala Redenção apresenta filmes clássicos ou fora do circuito comercial em torno de temas ou diretores. O espaço foi inaugurado há 26 anos e é aberto para alunos e comunidade em geral.
 
Fonte:cpc

EDUCAÇÃO

Matrículas para segunda chamada do Sisu começam nesta sexta

Candidatos não selecionados podem integrar a lista de espera

Os alunos selecionados na segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam a fazer a matrícula nas instituições de ensino superior para as quais foram selecionados nesta sexta-feira. Eles devem verificar nessas instituições a documentação necessária. O prazo para a matrícula vai até terça-feira, dia 5 de fevereiro. Aqueles que ainda não conferiram o resultado podem fazê-lo na página do Sisu, nas instituições participantes e na Central de Atendimento do Ministério da Educação (MEC), por meio do telefone 0800-616161.

Os candidatos não selecionados podem integrar a lista de espera, que funcionará apenas para a primeira opção de curso. O prazo de adesão para a lista de espera vai até o próximo dia 8, e as convocações estão previstas para 18 de fevereiro.

O Sisu ofereceu 129,3 mil vagas em 3,7 mil cursos na primeira edição deste ano, 18% a mais em comparação ao mesmo período de 2012. Ao todo, 101 instituições públicas aderiram ao sistema para a seleção de estudantes com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ao todo, foram 1.949.958 inscritos.

Em janeiro, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou o pagamento de bolsa assistência estudantil no valor de R$ 400 para garantir a permanência dos alunos cotistas de baixa renda nas universidades federais. O benefício será concedido aos alunos de cursos com duração diária acima de cinco horas e que tenham sido aprovados no Sisu por meio das cotas sociais, ou seja, estudantes com renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo. A expectativa é que a medida entre em vigor em maio deste ano.
Fonte: cpc