terça-feira, 5 de junho de 2012

ECONOMIA

PF indicia quatro na Capital por manipulação no mercado de ações


Operação Insider descobriu provas de fraude nos valores de empresas do mercado mobiliário


A Polícia Federal (PF) indiciou quatro pessoas no inquérito da Operação Insider, que apurou manipulação do mercado de valores mobiliários e formação de quadrilha envolvendo pessoas vinculadas a agências autônomas de investimento sediadas em Porto Alegre. A investigação, com o auxílio da Divisão de Repressão a Crimes Financeiros em Brasília e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) colheu provas suficientes para atestar que os indiciados cometeram crimes se valendo de informações privilegiadas e técnicas fraudulentas para manipular o preço das ações negociadas na bolsa de valores.

Iniciada em agosto de 2011, a investigação teve como meta apurar a oscilação aparentemente sem razão do valor de mercado nas ações de uma empresa que não teve o nome revelado pela PF. Pela fragilidade do esquema, as ações entraram em queda abrupta, gerando um prejuízo milionário a quem, na época, investia. O grupo chegou a valer R$ 1,3 bilhão na bolsa de valores e, após circularem rumores de manipulação, o valor caiu cerca de 60%.

Em setembro de 2011, a PF cumpriu em Porto Alegre quatro mandados de busca e apreensão em agências autônomas de investimento e na residência do suspeito de ser o principal articulador das irregularidades, em um bairro nobre da Capital. Hoje, o inquérito foi remetido ao Ministério Público Federal, a quem cabe fazer a denúncia criminal dos envolvidos à Justiça.

EDUCAÇÃO

Universidades federais da Capital podem entrar em greve no dia 15


Entidade que representa os professores aprovou indicativo de paralização nesta segunda


O Conselho Deliberativo da Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes-Federação), que representa os docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e dos institutos federais de ensino técnico da Capital, aprovou indicativo de greve, a partir do próximo dia 15.

A entidade pode se unir à paralisação capitaneada pela Andes-Sindicato, que já envolve quase 50 universidades no País. No Rio Grande do Sul, os estudantes das Federais de Rio Grande, Santa Maria e da Unipampa estão sem aulas atualmente.

Segundo o Proifes, o governo suspendeu de forma unilateral a última reunião do Grupo de Trabalho de Carreira, em 28 de maio, e não concluiu as negociações dentro do prazo limite, que venceu no dia 31. O sindicato lembrou, ainda, que o governo se comprometeu, ainda em 2010, a equiparar os salários das carreiras docentes – Magistério Superior (MS) e Ensino Básico, Técnico e Tecnológico – com a de Ciência e Tecnologia. O indicativo prevê que a greve comece no dia 12 se as discussões com o governo federal não forem retomadas.