segunda-feira, 23 de setembro de 2013

GREVE NOS CORREIOS


Servidores dos Correios decidem manter greve no Rio Grande do Sul

Paralisação dos bancários ganha novas adesões e 287 agências tem funcionamento parado

Trabalhadores dos Correios decidiram, nesta segunda-feira, dar continuidade à greve iniciada no dia 12 de setembro. Com a paralisação completando 11 dias, os servidores realizaram uma manifestação em frente à sede da companhia, no Centro de Porto Alegre. A ideia era fazer uma caminhada, o que não ocorreu devido à chuva. Cerca de 8 mil servidores estão parados, cerca de 16% da força de trabalho no Estado.

As principais exigências dos trabalhadores são reajuste de 47,8%, manutenção do Correios Saúde (plano de saúde da categoria) e do auxílio-creche aos funcionários do Estado. A empresa ofereceu 8% de aumento. Sem acordo, o Tribunal Superior do Trabalho deverá definir em audiência o dissídio da categoria.

No segundo dia da greve dos bancários, a adesão cresceu em Porto Alegre e região Metropolitana, conforme o sindicato da categoria. Nesta segunda-feira, 287 agências tiveram parali sação total ou parcial, o equivalente a cerca de 64% do total de 450 estabelecimentos.

Empregados do Banco do Brasil se reuniram às 15h30min na Casa dos Bancários para avaliar o movimento. Já os trabalhadores da Caixa se encontraram no mesmo horário no Clube do Comércio. A reunião dos trabalhadores do Banrisul iniciou às 18h, no mesmo local.

Os bancários pedem aumento salarial de 11,93%, sendo 5% de ganho real, Participação nos Lucros e Resultados (PLR), fim das metas abusivas e das demissões, mais contratações e investimento em segurança. A categoria soma 12 mil profissionais na Grande Porto Alegre e cerca de 25 mil no Estado.

Nos últimos nove anos, os trabalhadores realizaram paralisações sempre no mesmo período do ano, quando ocorre o dissídio. Em 2012, o atendimento nas agências ficou suspenso por 15 dias, até que parte das reivindicações foi atendida.

Fonte: cp