A política, com efeito imediato, será aplicada a pessoas que estão atualmente menos de 30 anos, que chegou ao país antes que completou 16 anos e ter vivido nos Estados Unidos por cinco anos. Eles também devem ter nenhum antecedente criminal, e ganharam um diploma do ensino médio, seja na escola ou ter servido nas forças armadas.
Estas qualificações se assemelham em alguns aspectos as do Dream Act chamado, uma medida bloqueado pelo Congresso em 2010 que foi voltado para estabelecer um caminho para a cidadania para certos jovens imigrantes ilegais. A ação do governo na sexta-feira, o que impede as deportações, mas não oferece a cidadania ou até mesmo permanente estatuto jurídico, está sendo realizada por ordem executiva e não exige a legislação.
O que os imigrantes mais jovens vai obter, disseram os funcionários, é a capacidade de se candidatar por um de dois anos "ação retardada" que efetivamente remove a ameaça de deportação por até dois anos, com extensões repetidas. "Esta não é a imunidade, não é anistia", disse Janet Napolitano, o secretário de Segurança Territorial. "É um exercício de discrição."
Funcionários estimam que a nova política cobriria cerca de 800.000 pessoas.
As pessoas cujos adiamentos são aprovados será então capaz de aplicar para vistos de trabalho, que serão tratados caso a caso, disse um funcionário.
A decisão destacou a importância dos eleitores latinos para a campanha de Obama reeleição. Muitos dos estados em que a eleição será decidida - Flórida, Colorado, Virgínia e Nevada entre eles - têm grandes e crescentes populações hispânicas.
Ação de Obama fica aquém do que alguns advogados têm procurado a partir de uma revisão do sistema de imigração, e alguns líderes latino-americanos expressaram decepção que este presidente não tem feito mais para resolver as suas preocupações.
Mas a nova política representa um forte contraste com o tom dos candidatos republicanos para presidente durante a temporada de primárias, quando Mitt Romney, agora candidato republicano, contra o Dream Act e tomou uma linha dura contra a imigração ilegal.
Romney tentou obter o apoio entre os hispânicos, enfatizando principalmente postos de trabalho e outras questões econômicas sobre a imigração. Nova política de Obama poderia colocar pressão sobre Romney para resolver a situação dos jovens que foram trazidos para os Estados Unidos ilegalmente e tem laços profundos com suas comunidades. Mas também deu republicanos uma chance de retratar o presidente como agir de maneira flagrantemente política em busca de votos no momento em que sua campanha está sendo pesado para baixo pelo crescimento lento de trabalho.
O senador Marco Rubio, republicano da Flórida, chamado a abordagem do governo "uma resposta de curto prazo para um problema de longo prazo."
"Existe um amplo apoio para a idéia de que deveríamos descobrir uma maneira de ajudar as crianças que estão em situação irregular não por culpa própria", disse Rubio disse, "mas também há um amplo consenso de que deve ser feito de uma maneira que não incentiva a imigração ilegal no futuro. Este é um equilíbrio difícil de conseguir, que esta nova política, imposta por ordem executiva, fará mais difícil de alcançar, a longo prazo. "
O senador Richard J. Durbin de Illinois, um líder democrata que, com outros senadores foram buscar uma acção de dois anos , o chamou de "perfeitamente apropriado e legal."
Obama, sob o mantra "não podemos esperar", fez uma prática de empurrar as peças de sua agenda para a frente por ordem executiva, quando ele não pode entrar em ação do Congresso. Mas por uma questão de poder executivo, disseram as autoridades, esta nova política pode ser revertida pelo decreto de um futuro governo.
Detalhes da ação foram relatados primeiramente por Associated Press.
Presidente Obama era esperado para discutir a nova política da Casa Branca Rose Garden da tarde sexta-feira. Ainda recentemente, em quinta-feira, o presidente disse que ele gostaria Congresso para ir ainda mais longe, dando algumas essas pessoas um caminho para a cidadania.
"Se realmente queremos fazer deste país um destino para o talento e criatividade de todo o mundo, não vamos deportar imigrantes esforçados, responsáveis ​​jovens que cresceram aqui ou recebido graus avançados aqui," ele disse em um discurso em Cleveland . "Vamos deixá-los ganhar a chance de se tornarem cidadãos americanos para que eles possam crescer nossa economia e iniciar novos negócios aqui em vez de algum outro lugar."
Os imigrantes foram suplicando a administração para tal abertura. Mesmo assim, já que as pessoas que vêm para a frente não obter o status legal permanente, ea política pode ser alterada nos próximos anos, é incerto se a todos que qualifica vai inundar ao serviço de imigração.
"As pessoas podem tomar suas próprias decisões sobre se deve ou não as suas circunstâncias o justifiquem vindo para a frente", disse uma autoridade na sexta-feira. O principal incentivo para fazê-lo, ela disse, era que iria torná-lo mais fácil de obter uma autorização de trabalho.
Napolitano disse que não fazia sentido concentrar a aplicação de imigração em pessoas que apresentam pouca ou nenhuma ameaça para a nação.
"As leis da nossa nação de imigração deve ser aplicada de maneira firme e sensata", disse Napolitano. "Mas eles não são projetados para serem aplicadas cegamente, sem consideração dada às circunstâncias específicas de cada caso. Também não são projetados para remover jovens em idade produtiva para países onde eles não podem ter vivido ou mesmo falar a língua. Poder, que é usado em tantas outras áreas, é justificada especialmente aqui. "
Em seu anúncio, o Departamento de Segurança Interna disse que "continua a concentrar seus recursos de aplicação na remoção de indivíduos que constituem uma segurança nacional ou risco à segurança pública, incluindo os imigrantes condenados por crimes, criminosos violentos, criminosos e reincidentes lei de imigração. A ação de hoje aumenta ainda mais a capacidade do departamento de se concentrar sobre essas mudanças prioritárias. "

Fonte:THE NEW YORK TIMES