quinta-feira, 24 de maio de 2012

ELEIÇÕES PORTO ALEGRE

Instituto Methodus: Em Porto Alegre, Manuela tem 41,3% e Fortunati, 28,7%
 

                                                           
 
A pré-candidata do PC do B à Prefeitura de Porto Alegre, Manuela D´Ávila, lidera, com 41,3%, pesquisa de intenção de voto, do Instituto Methodus, divulgada nesta quinta-feira (24). O atual prefeito, José Fortunati (PDT), vem em segundo, com 28,7%.
O instituto ouviu 1.200 pessoas entre os dias 15 e 18 de maio de 2012. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número RS-00020/2012. A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos.

 

Imagens da corrida eleitoral pela Prefeitura de Porto Alegre

Foto 20 de 27 - 11.mai.2012 - Pré-candidata do PC do B à Prefeitura de Porto Alegre, Manuela D"Ávila, conversa com moradores do bairro vila Santo Antônio, na capital gaúcha. Manuela lidera a corrida eleitoral, de acordo com as mais recentes pesquisas de intenção de voto Mais Dani Barcellos/Divulgação
Os pré-candidatos Paulo Borges (DEM), com 9,2%, o petista Adão Villaverde, com 5,7%, Nelson Marchesan Jr. (PSDB), com 3,9%, vêm na sequência. Roberto Robaima (PSOL) obteve 1% e Érico Corrêa (PSTU) e José Francisco Mallmann (PHS) estão com 0,6% e 0,3%, respectivamente.
Em pesquisa realizada pelo Instituto Vox Populi no começo do mês, Fortunati apareceu na liderança na preferência do eleitorado de Porto Alegre, com 38%, à frente de Manuela D´Ávila, que obteve 31% das intenções de voto.

Segundo turno

O Instituto Methodus também fez três simulações de segundo turno. Se a disputa fosse entre Manuela e Fortunati, a deputada federal sairia vencedora com 50,7% das intenções de voto, contra 38,2% do atual prefeito.

A pré-candidata do PC do B conseguiria uma distância ainda maior se o confronto fosse com o petista Adão Villaverde (PT). Nesse cenário, Manuela ganharia com 65,9%. Villaverde teria 15,3%.

   Na simulação de segundo turno entre Fortunati e Villaverde, o pré-candidato à reeleição venceria, com 64,2% das intenções de voto, contra 13,3% do petista.

Rejeição

O instituto também pesquisou o índice de rejeição dos pré-candidatos. De acordo com o levantamento, 24,3% dos entrevistados não votariam em Villaverde ; 19,2% em Corrêa; e 19,1% em Robaina.

Marchesan Jr. é o quarto com maior rejeição, com 17,8%, seguido por Mallmann , com 16,8%, e por Manuela, com 16,1%.

Paulo Borges (DEM) tem 15,3% de rejeição e José Furtunati (PDT), 12,9%. Dos entrevistados, 28,8% não rejeitariam nenhum candidato e 4,2% não souberam responder.

uol

CORINTHIANS NA SEMIFINAL

Acostumado a controlar o jogo, Corinthians prevê mais riscos na Libertadores

Equipe do Parque São Jorge terá que se expor aos adversários para marcar gols em casa
Mauricio Duarte, do R7
paulinho
Paulinho colocou o Corinthians na semifinal da Libertadores após 12 anos
A marca registrada do Corinthians de Tite é saber controlar os jogos. O time assume riscos calculados e, ao contrário do que a torcida está acostumada, sofre pouco. Tanto é que a equipe ganhou todas as partidas no Pacaembu nesta Libertadores e tem a defesa menos vazada da competição. Contudo, na partida contra o Vasco desta quarta (23) o time se viu mais vulnerável, apesar da vitória e da classificação.

Autor do único gol da partida, o volante Paulinho acredita que, a partir de agora, será natural a equipe correr mais riscos, já que precisará sair para fazer os gols dentro de casa, como aconteceu contra a equipe carioca. O gol aos 43min do segundo tempo levou o time para a semifinal do torneio.

— Sofremos riscos no contra-ataque, principalmente com a velocidade do Eder Luis. Agora temos que administrar isso também. O importante é que classificamos.

Cássio confiou no próprio taco contra Diego Souza

Após gol, Paulinho vê Corinthians como favorito na Libertadores

O técnico Tite também sabe que terá que conviver com os sustos e sair de sua zona de conforto. De acordo com ele, é preciso saber jogar sem a bola e ter volume de jogo quando estiver com a posse dela. Segundo o comandante, foi o que o Corinthians fez no segundo tempo, único momento em que foi superior ao Vasco nas duas partidas.

— Sem a bola temos que marcar. Quando estamos com a posse de bola, temos que ter volume e intensidade.

 O maior risco sofrido pelo Corinthians na partida foi em uma bola perdida por Alessandro no campo de defesa. Diego Souza saiu na cara do gol, mas Cássio conseguiu defender. O técnico Tite revelou que o lateral-direito do Timão agradeceu aos companheiros no vestiário após o término do jogo.

— Temos que ter confiança em todos. Depois do jogo, o Alessandro falou: ‘Queria agradecer ao Cássio e ao Paulinho, porque senão o mundo ia cair na minha cabeça.

O adversário do Corinthians na semifinal será conhecido nesta quinta-feira (24). Será o Santos se a equipe da Vila Belmiro eliminar o Vélez Sarsfield. Do contrário, o oponente será o vencedor do confronto entre Universidad de Chile e o paraguaio Libertad.

ENEM 2012

Inscrições para o Enem 2012 começam na segunda-feira

Exame será aplicado nos dias 3 e 4 de novembro e terá novidades na correção da redação

O ministro da educação, Aloizio Mercadante, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Cláudio Costa, anunciaram na tarde desta quinta-feira (24) mudanças para o próximo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que receberá inscrições a partir da próxima segunda-feira (28).
Mercadante: Questões do Enem serão públicas quando chegarem a 50 mil
Infográfico:
Quanto vale sua redação do Enem?
O Ministério da Educação (MEC) alterou os procedimentos de correção da redação e tornou, segundo Mercadante, o sistema mais complexo, mais rigoroso e com filtros mais precisos. No ano passado, vários candidatos recorreram à Justiça para pedir a revisão das notas na prova.
Foto: Agência BrasilO ministro Aloizio Mercadante e o presidente do Inep, Luiz Claudio Costa, durante anúncio das mudanças no Enem 2012
Pelo novo sistema, após um texto ser avaliado por dois corretores que divirjam em mais de 200 pontos na nota final em escala de 0 a 1000, o texto passará por um terceiro avaliador. Até o último Enem, esse procedimento só era adotado quando a diferença era superior a 300 pontos.
Se o terceiro corretor der uma nota sem discrepância com um dos avaliadores anteriores é feita uma média aritmética entre as duas notas semelhantes e a outra correção é descartada. Mas se a terceira nota também for divergente em mais de 200 pontos, uma banca examinadora composta por três membros fará a avaliação final do texto.
Além disso, se houver uma discrepância de 80 pontos na correção de qualquer uma das 5 competências aferidas na redação, o texto também passará para a avaliação de um terceiro corretor (conheça os itens avaliados).
Segundo o presidente do Inep, as mudanças nos critérios foram sugeridas em reuniões com o College Board, órgão responsável por testes similares nos EUA e definidas em comitê científico criado para discutir a segurança da prova.
O ministro também anunciou que o MEC e o Inep vão respeitar o acordo firmado com o Ministério Público no qual se comprometiam a conceder acesso a redação corrigida a todos os candidatos. A logística de como esse acesso será feito ainda não foi definida.
Mercadante prefiriu não comentar se em 2013 haverá duas edições do Enem, como estava prometido para este ano. A prova do primeiro semestre de 2012 deveria ter sido aplicada em abril, mas foi cancelada pelo MEC em janeiro.
Guia e calendário
Além da mudança no sistema de correção, o ministério decidiu disponibilizar um guia para a redação a todos os candidatos e corretores. O material, que será publicado no site do MEC em julho, explicará os critérios de correção, as exigências e fornecerá exemplos de boas práticas.
O edital com todas as regras será publicado na sexta-feira (24) e as inscrições para a edição de 2012 começam na próxima segunda-feira (28). Os estudantes interessados deverão se inscrever até 15 de junho. A taxa de inscrição permanece em R$ 35 e o último dia para pagá-la será dia 20 de junho. Os alunos que estejam cursando o 3º ano do ensino médio em escola pública estão isentos do pagamento.
As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro e o gabarito das questões objetivas será divulgado no dia 7 de dezembro. O resultado final estará disponível em 28 de dezembro.
Certificação do ensino médio
A obtenção do certificado de conclusão do ensino médio pelo Enem, para maiores de 18 anos, também vai mudar. A nota de corte aumentou de 400 para 450 em cada uma das quatro provas objetivas sobre as áreas do conhecimento (linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; e ciências da natureza e suas tecnologias). Na redação, a nota mínima permanece em 500 pontos.
Desde 2009 o Enem passou a ser utilizado por universidades públicas como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais. O Enem também é pré-requisito para quem quer participar de programas do governo federal como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e as bolsas de estudo no exterior do Ciência sem Fronteira.

IG

ECONOMIA

Gasolina 45% mais barata será vendida amanhã em Porto Alegre


Fichas serão distribuídas hoje à noite para abastecimento nesta sexta-feira


Em alusão ao Dia da Liberdade de Impostos, nesta sexta-feira ocorre a venda de gasolina sem tributos em Porto Alegre, com desconto de 45%. O objetivo da ação é alertar a população sobre o peso da carga tributária embutida nos produtos.

A venda, organizado pela CDL Jovem, Instituto Liberdade e Associação da Classe Média de Porto Alegre (Aclame), ocorre no Posto Ditrento, localizado na avenida Cristiano Fischer, 1331, na zona Norte da Capital. Diferente de anos anteriores, porém, a distribuição de fichas será feita na noite desta quinta-feira e não na manhã da ação.

As fichas podem ser retiradas hoje das 20h às 22h. Ao todo, 250 cupons darão direito a abastecer até 20 litros de gasolina por veículo a partir das 9h desta sexta-feira. Sem tributos, o valor do litro cai de R$ 2,89 para R$ 1,59. O percentual de 45% é calculado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT).

EDUCAÇÃO

MEC vai alterar a forma de correção da redação do Enem


Exame Nacional do Ensino Médio ocorre em 3 e 4 de novembro


O Ministério da Educação (MEC) decidiu alterar a forma de correção da redação do próximo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para 3 e 4 de novembro. A discrepância máxima entre as notas dadas pelos dois corretores cairá dos atuais 300 pontos para 200. Quando esse limite for ultrapassado, um terceiro corretor analisará a redação. Segundo a reportagem apurou, nos casos em que nem um terceiro corretor conseguir chegar a um consenso com os outros dois, a prova será submetida a uma banca examinadora, que dará a nota final.

O anúncio dessas e de outras mudanças será feito nesta quinta-feira em coletiva de imprensa pelo ministro Aloizio Mercadante e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Cláudio Costa. Desta vez, o edital do processo contemplará um único exame, e não vários.

Na última edição do Enem, o Inep foi confrontado com processos judiciais de candidatos que criticaram as notas finais. Foi o caso de uma estudante carioca que recebeu três notas diferentes: 800 (do primeiro corretor), 0 (do segundo) e 440 (do terceiro). A mudança na forma de correção deverá aumentar o número de redações revisadas e exigir melhor treinamento.

Em entrevista logo após assumir o cargo, Mercadante já havia defendido uma nova forma de corrigir as redações. "Precisamos aprimorar o critério, pois sempre há componente subjetivo", disse na ocasião.

Greve

Mercadante criticou ontem o movimento grevista de professores das universidades federais, que entrou no seu sexto dia. O ministro afirmou ter "muitas greves nas costas", mas disse não ver razão para a deflagração de movimento se negociações estão em aberto.

A Seção Sindical dos professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) decidiu nessa quarta-feira deflagrar greve por tempo indeterminado a partir de segunda-feira.

O movimento ocorre em todo o País e já envolve pelo menos 44 instituições federais de ensino superior, incluindo a Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e a Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Entre as reivindicações da categoria, estão a reestruturação do plano de carreira, conforme previa um acordo firmado no ano passado com o governo federal, além da incorporação de gratificações ao salário.

SAÚDE

Prorrogada campanha de vacinação contra gripe até 1º de junho


Prazo inicial encerraria nesta sexta-feira


O Ministério da Saúde prorrogou até 1º de junho a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. A imunização começou no dia 5 e estava prevista para terminar nesta sexta-feira. Até a manhã desta quinta-feira, 15,8 milhões de pessoas haviam sido vacinadas no País, o que representa apenas 52,4% do público-alvo. A meta do governo é imunizar 24,1 milhões de pessoas com mais de 60 anos, crianças entre seis meses e menores de dois anos, gestantes, trabalhadores de saúde e indígenas, totalizando 80% do público-alvo.

A melhor adesão à campanha, no momento, é entre as crianças, com um percentual de cobertura de 59,4% (quase 2,6 milhões). Na sequência, aparece 1,3 milhão de trabalhadores de saúde (54,3%), mais de 10,7 milhões de idosos (52%), pouco mais de 1 milhão de gestantes (47,5%) e 586,6 mil índios (40,4%).

A escolha dos chamados grupos prioritários é uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). São priorizadas pessoas mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. De acordo com o ministério, ao vacinar os grupos prioritários, quebra-se a cadeia de transmissão do vírus para a população em geral.

A pasta reforçou que a dose – oferecida gratuitamente em 34 mil postos de saúde espalhados pelo País – é segura e protege contra os três vírus que mais circularam no Hemisfério Sul em 2011 – inclusive o Influenza H1N1, causador da gripe A.

Segundo o ministério, estudos demonstram que a vacinação contra a gripe pode reduzir entre 32% a 45% o número de internações por pneumonias e entre 39% e 75% a mortalidade global. Entre os residentes em lares de idosos, a imunização reduz o risco de pneumonia em cerca de 60%, e o risco global de hospitalização e morte, de 50% a 68%, respectivamente.

CPC