sexta-feira, 17 de maio de 2013

CINEMA

Strauss-Khan volta a ser notícia em filme sobre escândalo sexual


Diretor exibiu imagens do ator Gerard Depardieu interpretando o político cercado de mulheres


Strauss-Khan volta a ser notícia em filme sobre escândalo sexual<br /><b>Crédito: </b> AFP
 
Strauss-Khan volta a ser notícia em filme sobre escândalo sexual
Crédito: AFP
Dois anos depois da explosão do escândalo sexual de Dominique Strauss-Kahn, o ex-diretor do Fundo Monetário Internacional (FMI) voltou a ser notícia, nesta quinta-feira no Festival de Cannes. Foram exibidas as primeiras cenas do filme de Abel Ferrara "Welcome to New York", que narra a queda do político.

As imagens de forte cunho sexual do filme, protagonizado por Gerard Depardieu, que interpreta o político francês; e pela atriz britânica Jacqueline Bisset tomaram as telas de Cannes. Vincent Maraval, diretor da Wild Bunch, produtora do filme, estava na terça-feira no famoso restaurante La Potinière, diante do Palácio dos Festivais mostrando a todos que passavam, com visível satisfação, imagens de Depardieu em uma cama com mulheres nuas.

As imagens entrecortadas por suspiros sugerem que o filme pretende retratar os detalhes sórdidos do suposto vício sexual de Strauss-Kahn que, até ser detido pela Polícia de Nova Iorque, em maio de 2011, era apontado como o provável candidato socialista à Presidência da França. Em uma cena, um amigo pergunta a ele por que se deixa levar pelo desejo sexual, e ele responde: "Você preferia jogar golfe?"

O trailer de 1 minuto e 43 segundos também foi divulgado no Youtube, o que a Wild Bunch alega ter acontecido sem seu consentimento. A produtora informou que as primeiras imagens do filme estão destinadas a ser exibidas no mercado de cinema de Cannes, visitado por centenas de compradores de todo o mundo. Ferrara, diretor de "Vício Frenético", disse que o filme, que também abordará a batalha judicial de DSK, narra a queda em desgraça de um homem que estava no topo, que tinha tudo.

A camareira Nafissatou Diallo acusou Strauss-Kahn de tê-la obrigado a fazer sexo oral em um quarto do hotel Sofitel em Manhattan, no dia 14 de maio de 2011, provocando a detenção do político socialista francês no aeroporto JFK de Nova Iorque quando se preparava para deixar o território americano. Strauss-Khan reconheceu ter tido uma relação sexual "inapropriada", mas afirmou que foi consentida e sem violência. Ele ficou alguns dias na prisão de Rikers Island e depois foi colocado em prisão domiciliar em Nova Iorque.

A Procuradoria de Manhattan teve que abandonar as acusações penais três meses depois, em agosto de 2011, pelas inconsistências e contradições no depoimento da imigrante de origem guineana, em uma grande reviravolta no caso. Strauss-Kahn foi colocado em liberdade e voltou à França, mas o escândalo custo a ele não apenas seu posto no FMI, como também suas aspirações presidenciais, já que até estão era considerado o favorito para as eleições realizadas este ano e que terminaram com a vitória do socialista Francois Hollande. O caso foi encerrado com um acordo financeiro entre o francês e a camareira.
FONTE: cpc

PORTOS BRASILEIROS TEM NOVA LEGISLAÇÃO

Dilma parabeniza Senado pela aprovação da MP dos Portos


Presidente destacou "vitória" para a competitividade e geração de empregos no Brasil


Senadores debateram Medida Provisória por sete horas antes da aprovação<br /><b>Crédito: </b> Pedro França / Agência Senado / CP
 
Senadores debateram Medida Provisória por sete horas antes da aprovação
Crédito: Pedro França / Agência Senado / CP
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), recebeu telefonema da presidente Dilma Rousseff, nesta quinta-feira, antes mesmo que fosse proclamada a aprovação da Medida Provisória (MP) dos Portos. Segundo o parlamentar, ela estava muito feliz com o resultado da votação e ressaltou a importância da medida para o desenvolvimento do país.

“Nas palavras dela, o Brasil que ganhou, o país que é vitorioso, isso é bom para a modernidade, para a competitividade, para a geração de empregos, para a atração de investimentos. Ela estava muito feliz”, reforçou Calheiros.

Renan reafirmou seu compromisso com os demais senadores de que não vai pôr em votação novamente MPs que cheguem ao Senado com menos de sete dias de prazo para o vencimento. No entanto, ele criticou a atitude da oposição de tentar impedir a continuidade da sessão de hoje com um mandato de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF). Na opinião do parlamentar, esse tipo de manobra é mais prejudicial para a Casa que a apreciação de MPs em cima do prazo.

“O cumprimento da obrigação constitucional de ter que avaliar no mesmo dia uma MP, embora já votada em comissão mista, é menor do que toda matéria que está tramitando e a oposição entra com controle preventivo da constitucionalidade no STF. O fortalecimento institucional do Brasil é incompatível com isso”, reclamou. Quem também recebeu ligação de Dilma foi o líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM). Ele foi relator da MP na comissão especial que analisou o texto antes de ele seguir para a Câmara. Apesar de os deputados terem modificado seu relatório, Braga defendeu que a presidente não vete o texto final aprovado.

“Eu acho que a presidente tem obviamente a competência constitucional do veto, mas eu acabei de receber uma ligação em que ela parabeniza o Congresso Nacional para uma vitoria importante para o país. Agora, ela vai ter a oportunidade de avaliar exatamente o que saiu da Câmara e do Senado, mas eu tenho esperança de que ela vai sancionar exatamente este texto”, disse Braga.

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) também divulgou nota comemorando a aprovação da medida provisória. A nota diz que o agronegócio responde por 40% das exportações do país e tem sido o setor mais penalizado pelo esgotamento da capacidade dos portos brasileiros. Ao sair da votação, a presidente da CNA, senadora Kátia Abreu, disse que o problema atual de sobrecarga dos terminais poderia se transformar em um apagão nos próximos anos se a matéria não tivesse sido aprovada. “Não adianta nós termos ferrovias, hidrovias ou ferrovias se nós não tivermos o mais importante que são os portos”, disse a senadora. “Se nós não dobrarmos a nossa capacidade em seis ou sete anos, aí sim nós teremos um apagão definitivo”.

A oposição, no entanto, promete não dar tréguas. Além do mandado de segurança que foi protocolado esta tarde pelos líderes dos três principais partidos oposicionistas, o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) promete questionar o mérito da MP no Supremo Tribunal Federal. “Nós devemos entrar com uma ação direta de inconstitucionalidade, porque no mérito a MP também é inconstitucional”, disse.

Na avaliação de Randolfe, a sessão foi repleta de erros regimentais e não respeitou a liberdade de divergência da oposição. “Foi pior que tratoraço, porque tratoraço é quando a maioria passa por cima da minoria. Foi um ataque ao Senado Federal, que foi reduzido à condição de uma Casa meramente revisora”, disse o senador socialista.

A MP dos Portos altera o marco regulatório do setor abrindo espaço para a criação de portos privados que poderão operar cargas de terceiros – atualmente os terminais privados só podem movimentar cargas próprias. Além disso, os terminais privados poderão contratar os trabalhadores diretamente, sem precisar recorrer aos órgãos gestores de Mão de Obra (Ogmos). A contratação por meio dos Ogmos é uma obrigação em todos os portos públicos.
FONTE: cpc

ESPORTE

Grêmio não resiste ao Santa Fe e é eliminado da Libertadores


Tricolor joga de forma medrosa e é castigado com gol de Medina no final


Medina marcou o único gol do jogo. Clique e veja mais fotos
Crédito: Luis Acosta / AFP
Terminou nesta quinta-feira, mais uma vez, o sonho do tricampeonato da Libertadores. O Grêmio jogou com medo diante do Santa Fe na Colômbia e foi eliminado nas oitavas de final. O Tricolor perdeu por 1 a 0 para o time de Bogotá, placar que o tirou da competição devido ao saldo qualificado. Com uma atuação ruim, o time do técnico Vanderlei Luxemburgo sofreu um gol do atacante Medina aos 34 do segundo tempo.

Agora, o Tricolor volta o seu foco para o Campeonato Brasileiro. Estreia no dia 26 de maio, domingo, contra o Náutico, no Alfredo Jaconi. O jogo está marcado para as 16h.

Grêmio medroso

O Grêmio não cumpriu no primeiro tempo a ofensividade que prometeu antes do jogo. Como se imaginava, o Santa Fe foi para o ataque e pressionou muito nos minutos iniciais do confronto. Muitas vezes, o Tricolor aparecia postado em campo totalmente na defesa, recuando até os atacantes.

Os donos da casa tiveram uma ligeira superioridade no início e teve o primeiro arremate com cinco minutos, quando Torres pegou de primeira na intermediária e obrigou Dida a fazer boa defesa no canto.

Os gremistas responderam em seguida. Elano viu Vargas livre pela direita e o chileno disparou um forte chute da meia-lua. Dai o goleiro adversário, cujo nome também é Vargas, realizou bela defesa.

Aos 14, foi a vez de Dida salvar o Grêmio. O meia Omar Peréz cobrou na área e Borja desviou de cabeça, vencendo o zagueiro Werley. O camisa 1 defendeu com segurança no meio do gol.

Os dois times passaram a errar muitos passes no meio-campo e o ritmo do jogo diminuiu bastante. Com um levantamento para a área, o Santa Fe conseguiu a melhor chance dos primeiros 45 minutos. Num lançamento para a área, aos 17 minutos, Borja meteu de cabeça, mas a bola bateu na trave.

O Grêmio tratou de diminuir a velocidade do jogo e parar o confronto a todo momento. O jogo começou a ter faltas violentas e Elano sofreu uma cotovelada de García fora da disputa de bola. O juiz não viu e o meia gremista revidou com falta dura, levando o cartão amarelo. Logo depois, Anchico levantou Souza no meio-campo e também recebeu cartão.

Dida teve mais um trabalho na etapa inicial aos 41 minutos. Cuero acertou uma bomba de esquerda e o goleiro espalmou no canto. No lance seguinte, André Santos ficou com a bola depois de uma confusão e chutou para fora.

Segundo tempo dramático

O segundo tempo foi dramático para os gremistas. O Santa Fe voltou com mais vontade. A pressão foi grande desde o primeiro minuto depois da volta do intervalo e o Grêmio tentava sair ao ataque em corridas do chileno Vargas.

Com apenas quatro minutos, Medina passou tranquilo por Werley e invadiu a área sozinho. Mas na hora da conclusão, o atacante bateu fraco e facilitou a defesa de Dida.

Aos 12, Pará deu um pique para o ataque e cavou falta perto da área. O momento era de tomar um fôlego para o Grêmio, mas Zé Roberto tentou surpreender o goleiro e cobrou falta direto para fora. Daí o Santa Fe voltou ao ataque.

Em cobrança de falta frontal, Pérez arrancou o suspiro dos torcedores colombianos com um arremate muito próximo da trave. Logo depois, Dida salvou o Grêmio. Após cruzamento, Valdés testou e o goleiro pegou no canto. Ele ainda se levantou a tempo de pegar o rebote.

Gol de Medina e eliminação tricolor

Depois da defesa, aos 22, Dida deixou escapar a bola na área e Medina quase marcou. O Grêmio por pouco fez o gol aos 25. O time colombiano fez um recuo perigoso e Vargas foi na corrida pegar a bola. Mas o atacante não conseguiu chegar antes e o goleiro tirou com um carrinho.

O Tricolor começou a controlar o jogo e diminuir a pressão do adversário. Foi aí que o Santa Fe conseguiu o gol necessário para a classificação. Aos 34, Pérez tocou para Medina entre dois zagueiros. Daí o atacante fez bela jogada individual dentro da área e tocou para o fundo das redes, sem chance para o goleiro.

Depois do 1 a 0, o Grêmio partiu desesperadamente para o ataque. O auxiliar Roger realizou as três substituições a que tinha direito, mas as mudanças não surtiram efeito. A melhor chance foi aos 47, quando Vargas perdeu um gol incrível. De frente para o gol, com o goleiro batido, o chileno isolou a bola e a esperança da torcida gremista em um empate que daria a classificação.

Libertadores 2013 - Oitavas de final

Santa Fe 1
Vargas; Anchico, Valdés, Meza e García; Torres (Valencia), Bedoya, Omar Pérez; Cuero (Molina), Medina e Borja (Quiñónez). Técnico: Wilson Gutierrez.

Grêmio 0
Dida; Pará, Bressan, Werley e André Santos; Fernando (Marco Antonio), Souza, Elano (Kleber) e Zé Roberto; Vargas e Barcos (Welliton). Técnico: Roger Machado.

Gol: Medina (34min/2ºT).
Cartões amarelos: Zé Roberto, Bressan, Elano, André Santos, Souza (G); Valdés, Anchico (SF).

Árbitro: Roberto Silvera
Local: estádio El Campín.
Horário: 22h30min


Fonte: cpc