quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Estados Unidos autorizam exportação de drones armados a países aliados

Itália, Turquia e monarquias do Golfo estariam interessados na compra

Os Estados Unidos anunciaram nesta terça-feira que permitiram, pela primeira vez, a venda de aviões não tripulados armados a países aliados, como parte de sua estratégia de luta global antiterrorista. As exportações de sistemas sensíveis serão feita através de um programa de vendas militares de governo a governo, indicou o Departamento de Estado, sem citar países.

"Esta nova política rege a venda, transferência e o uso de sistemas aeronáuticos militares internacionais sem piloto de origem americana", descreve o Departamento de Estado em um relatório divulgado nesta terça-feira.

Segundo o jornal "Washington Post", países aliados, como Itália, Turquia e as monarquias do Golfo, estariam interessados na compra. O uso de drones armados é a base da luta mundial contra o terrorismo empreendida pelo governo do presidente Barack Obama, principalmente nas operações em Afeganistão, Paquistão, Somália, Síria, Iraque e Iêmen.

Fonte: cp

CINEMA 2015

Oscar: pouca representação de negros e mulheres em filmes gera polêmica

Selma é o único filme indicado este ano com protagonista negro | Foto: Divulgação / CP


É a primeira vez, desde 2006, que nenhuma mulher é indicada a nenhum dos cinco grandes prêmios
 
A edição de 2015 do Oscar tem gerado polêmica. Nas redes sociais, hashtags indicam: neste ano, negros e mulheres são pouco representados pelos filmes concorrentes. O único que tem protagonista negro é Selma, indicado a Melhor Filme, que retrata a luta de Martin Luther King. No entanto, a diretora do longa, Ava DuVernay, não figura entre os concorrentes a Melhor Direção. É a primeira vez, desde 2006, que nenhuma mulher é indicada a nenhum dos cinco grandes prêmios além de Melhor atriz e nenhum dos indicados a melhor filme tem protagonista mulher.

Nesta edição, completam-se dez anos do prêmio de Menina de Ouro, vencedor do melhor filme em 2005 e último a ganhar com protagonista feminina. O longa levou a estatueta de Melhor Filme em 2005. Indicado ao Oscar de 2007, A Pequena Miss Sunshine conta a história da garota Olive (Abigail Breslin), convidada para participar de um concurso de beleza para meninas pré-adolescentes. Nesse ano, quem levou o prêmio foi o filme Os Infiltrados. O filme, indicado em 2010, conta a história de uma jovem negra que precisa superar as violências sofridas, além do preconceito por ser gorda e pobre e ainda criar seu filho com problemas mentais.

Indicado em 2011, Cisne Negro mostra a intensidade da disputa entre as bailarinas de uma grande companhia de balé. Nina, vivida por Natalie Portman, possui sérios problemas pessoais e ainda vê uma de suas colegas pressioná-la para tomar seu posto. Nesse ano, quem levou a estatueta foi O Discurso do Rei.

Desde sua criação, o Oscar demorou 81 anos para premiar sua primeira diretora mulher. A vencedora foi Kathryn Bigelow por Guerra ao Terror em 2010. Nunca na história um diretor negro venceu, e a última chance para que isso acontecesse foi ano passado quando Steve McQueen perdeu para Alfonso Cuarón, parte de outra minoria, os latinos. 94% das pessoas da Academia são brancas, 2% são negros e 2% são latinos. A média de idade na instituição é de 63 anos, sendo que 77% são homens.

O perfil dos votantes afeta não somente os vencedores, mas também os tipos de histórias contadas. Este ano, o Oscar deixou de lado vários filmes em que uma mulher é a personagem central. Garota Exemplar, Dois Dias, Uma Noite e Livre são alguns deles. Dos indicados a melhor filme, Selma: Uma Luta Pela Igualdade é o único que não está centrado na história de um homem branco e, coincidentemente, é o que tem menos indicações; duas.
 
Fonte: cp