RESUMO 1 - Professores Reflexivos
RESUMO DE LIVROS - ALARCÃO, Isabel – Professores Reflexivos
ALARCÃO, Isabel – Professores Reflexivos em
Uma Escola Reflexiva. São Paulo. Editora Cortez, 2003.Capítulos 1, 2 e
4
Resumo:
Capítulo 1
Resumo:
Capítulo 1
Alunos, professores e escola em face a
sociedade da informação.
A Sociedade da Informação – aberta e global, diferenças de acesso à informação que causam a exclusão.
A Sociedade da Informação – aberta e global, diferenças de acesso à informação que causam a exclusão.
Finalidade filtrar
informações para preparar alunos para a sociedade.
A sociedade da informação em que vivemos é complexa e contraditória, com muitas informações sem saber lidar e selecioná-las, o que prejudica o desenvolvimento do espírito crítico, por serem aceitas e manipuladoras.
A sociedade da informação em que vivemos é complexa e contraditória, com muitas informações sem saber lidar e selecioná-las, o que prejudica o desenvolvimento do espírito crítico, por serem aceitas e manipuladoras.
Só a reflexão pode organizar os
conhecimentos (informação o contexto e em relação com outros assuntos).
É com
compreensão que percebemos objetos, pessoas, acontecimentos e suas
relações.
Cabe ao aluno, gerir informações para transformá-las em conhecimento.
Cabe ao aluno, gerir informações para transformá-las em conhecimento.
O professor não é a única fonte de saber.
O conhecimento só existe
com a aprendizagem.
Esta reorganização de valores reorganiza as competências do
cidadão atual.
Novas competências exigidas pela sociedade da Informação e da comunicação; do conhecimento e da aprendizagem.
Novas competências exigidas pela sociedade da Informação e da comunicação; do conhecimento e da aprendizagem.
Nos anos 90, a nova visão chega as universidades européias e resultam numa maior reflexão na educação, intere-relacionando ciclos, estudantes e desenvolvendo novas competências numa formação holística (integral).
A cidadania é revista, tendo o cidadão como um pressuposto, um ser responsável, que encara a formação associanda ao indivíduo-escola, informação-pensamento.
A competência é entendida como “saber fazer bem”, isto é mobilizando saberes e utilizando-os, compreendendo, observando, e analisando; refletindo, preparando para mudanças, aprendendo autonomamente.
Para lidar com a informação na sociedade da aprendizagem é importante filtrar informações, organizar e interar professor-aluno, saber-uso.
Os alunos na sociedade da aprendizagem devem aprender a aprender ao longo da vida, relacionando as coisas ao seu redor com sentido.
A sala de
aula é o lugar onde se produzem conhecimentos, e as informações devem ser passar
com responsabilidade e autonomia.
A iniciativa cientifica amplia o gosto pelo
saber.
A criatividade e responsabilidade são fatores essenciais na
aprendizagem.
Os professores na sociedade da aprendizagem devem ajudar o aluno a desenvolver a competência de aprender, dar suporte, estrutura e estimular a aprendizagem e autoconfiança, direcionando a informação processual, produto da análise critica, vendo do que precisam.
Os professores na sociedade da aprendizagem devem ajudar o aluno a desenvolver a competência de aprender, dar suporte, estrutura e estimular a aprendizagem e autoconfiança, direcionando a informação processual, produto da análise critica, vendo do que precisam.
Para isso, se atualizar e
desenvolver suas competências de aprender a aprender.
A escola na sociedade da aprendizagem deve transformar o aluno em ativo; e salas de aulas e atividades extras curriculares.
A escola na sociedade da aprendizagem deve transformar o aluno em ativo; e salas de aulas e atividades extras curriculares.
Deve ser repensada e reformulada contextualizada
e relacionada com as pessoas que as constituem, tornando-se auto-reflexivas e
críticas, sabedora de sua missão social; deve ser auto-dirigida de acordo com a
realidade e seus problemas, tirando proveito das novas tecnológicas como meios
de pesquisas, contextualizando-se, professore-alunos-escola.
Capítulo 2.
A
formação do professor reflexivo – e ativo.
Este deve processar informações
acuradas e criticamente.
Tal reflexão deve ampliar seu desempenho e competência
profissional visando o todo (motivo de atração pela profissão).
A desilusão é
conceituada como uma reflexão não entendida, dificuldades para atuar no novo
programa de formação.
Professor e escola devem agir relacionados, a escola deve
fornecer infraestrutura para fazer a ponte entre seus membros.
Com criatividade, capacidade de encontrar meios de como interagir na vida social, o professor deve tomar abertura para aprender e ensinar essa visão para seus alunos.
Com criatividade, capacidade de encontrar meios de como interagir na vida social, o professor deve tomar abertura para aprender e ensinar essa visão para seus alunos.
A formação critica, reflexiva, deve combinar observações para resolver
os problemas, numa visão de valorizar a relação professor-aluno.
A pesquisa-ação é analisar um problema destrinchá-lo em partes para resolvê-lo (observar, refletir, planificar e agir). Abordar problemas com perspectivas de solucioná-los de modo reflexivo, transformar em aprendizagem.
A pesquisa-ação é analisar um problema destrinchá-lo em partes para resolvê-lo (observar, refletir, planificar e agir). Abordar problemas com perspectivas de solucioná-los de modo reflexivo, transformar em aprendizagem.
Para complementar
a pesquisa e ampliar a reflexão temos:
- análise de caso: de acontecimentos
teorizados com valor explicativo, que pode ser explicado, interpretado
discutido, dissecado e reconstruído.
Além de ser uma ferramenta de formação tem
embasamento teórico.
-narrativas: narrar é um hábito que constitui reflexão, analisando situações, sistematizando reflexões, compartilhando pensamentos. Casos e narrativas caminham juntos transmitidos tornam-se narrativas elaboradas que viabilizam o conhecimento.
-portfólio – seleções de fatos ou resultados. Promove o desenvolvimento reflexivo, fundamenta a reflexão, facilita a auto e hetero-avaliação.
-perguntas pedagógicas: o caráter formativo é o motor do desenvolvimento e da aprendizagem reflexiva, propicia a compreensão e é a base de outras estratégicas.
-conclusão: a formação profissional reflexiva deve incluir a intenção de conhecer o mundo. Seu trabalho deve estar em parceria com a escola e a comunidade.
-narrativas: narrar é um hábito que constitui reflexão, analisando situações, sistematizando reflexões, compartilhando pensamentos. Casos e narrativas caminham juntos transmitidos tornam-se narrativas elaboradas que viabilizam o conhecimento.
-portfólio – seleções de fatos ou resultados. Promove o desenvolvimento reflexivo, fundamenta a reflexão, facilita a auto e hetero-avaliação.
-perguntas pedagógicas: o caráter formativo é o motor do desenvolvimento e da aprendizagem reflexiva, propicia a compreensão e é a base de outras estratégicas.
-conclusão: a formação profissional reflexiva deve incluir a intenção de conhecer o mundo. Seu trabalho deve estar em parceria com a escola e a comunidade.
O conhecimento da compreensão das
informações.
Capítulo 4
Capítulo 4
Gerir Uma escola Reflexiva.
Na nota auto-biográfica a autora afirma que questionar traz desenvolvimento e conhecimento. O professor faz parte da escola, esta é um organismo vivo, em desenvolvimento e em aprendizagem.
A escola é uma comunidade com atores sociais que deve unir a sociedade com objetivo comum: educar.
Na nota auto-biográfica a autora afirma que questionar traz desenvolvimento e conhecimento. O professor faz parte da escola, esta é um organismo vivo, em desenvolvimento e em aprendizagem.
A escola é uma comunidade com atores sociais que deve unir a sociedade com objetivo comum: educar.
Ela liga sociedade
adulta com crianças e jovens em desenvolvimento.
Deve estar contextualizada com
a cultura local e articular com o contexto nacional e global.
Deve ter
personalidade, utilizar do próprio conhecimento para desenvolver-se.
Seus atores
devem ter um único objetivo: a educação das novas gerações.
A escola nunca está formada completamente, assim; deve se avaliar, pensar e si própria e na sua missão; analisar, perceber dificuldades e agir para melhorá-la.
A escola nunca está formada completamente, assim; deve se avaliar, pensar e si própria e na sua missão; analisar, perceber dificuldades e agir para melhorá-la.
Ela é
inteligente, prática e atual, não burocrática e ultrapassada, saber onde está e
onde quer chegar com o objetivo de educar.
O projeto da escola é o conjunto que propicia e concebe esforços para criar condições de aprendizagem e desenvolvimento.
O projeto da escola é o conjunto que propicia e concebe esforços para criar condições de aprendizagem e desenvolvimento.
O processo (projeto) e o produto (objetivo) estão ligados à
gestão da escola reflexiva.
O Currículo é um conjunto de aprendizagens necessárias à formação. Questiona-se a sua validade se comparado a nova realidade da sociedade da informação.
Segundo Rodan e Perrenoud, devemos trabalhar baseado em objetivos, em grupos flexíveis, tarefas escolares à base de problemas e projetos.
A escola reflexiva deve agir de acordo com sua realidade e no momento apropriado.
O Currículo é um conjunto de aprendizagens necessárias à formação. Questiona-se a sua validade se comparado a nova realidade da sociedade da informação.
Segundo Rodan e Perrenoud, devemos trabalhar baseado em objetivos, em grupos flexíveis, tarefas escolares à base de problemas e projetos.
A escola reflexiva deve agir de acordo com sua realidade e no momento apropriado.
Objetivos e projetos (também o currículo) são
referencias para uma ação compartilhada.
A gestão da escola reflexiva deve ser participativa coerente, desafiadora, exigente, interativa, flexível, avaliadora, formadora, democrática. Todos devem decidir.
O saber desenvolvido pela escola interage com a tarefa de educar. O aluno torna-ser o centro da missão e com a cooperação de todos como objetivo de educar de forma reflexiva.
A escola tem caráter, personalidade e forma própria de funcionar de acordo com sua realidade e contexto.
A gestão da escola reflexiva deve ser participativa coerente, desafiadora, exigente, interativa, flexível, avaliadora, formadora, democrática. Todos devem decidir.
O saber desenvolvido pela escola interage com a tarefa de educar. O aluno torna-ser o centro da missão e com a cooperação de todos como objetivo de educar de forma reflexiva.
A escola tem caráter, personalidade e forma própria de funcionar de acordo com sua realidade e contexto.