terça-feira, 11 de setembro de 2012

EDUCAÇÃO

Governo gaúcho quer reformar 1,3 mil escolas até 2014

Tarso assinou financiamento de 480 milhões de dólares para investir em 11 programas

O governo do Estado assinou nesta terça-feira, em Brasília, o contrato de financiamento de 480 milhões de dólares do Banco Mundial (Bird) para investimentos no Rio Grande do Sul. A maior parte do recurso inicial – 56 milhões de dólares – deve ser usada na reconstrução de 45 escolas em 35 municípios. O governador Tarso Genro explicou que a verba começará a ser recebida nos próximos meses e o objetivo é reformar 1,3 mil instituições de ensino até 2014, quando encerra o atual mandato.

Além da educação, outras áreas também serão contempladas pelo financiamento. Tarso ressaltou a aplicação em arranjos produtivos locais para fortalecimento da sinergia que existe em cada região, com obras de infraestrutura, qualificação técnica e inovação. Em relação à segurança, haverá investimento em recursos tecnológicos. "Vamos sair da fase analógica para a digital na segurança pública e vocês poderão ver o salto que vai ser dado", disse o governador.

O secretário de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, destacou a destinação de quase R$ 500 milhões para restauração de 1,9 mil quilômetros de estradas. "Herdamos uma malha rodoviária mal cuidada, mal conservada, que tem muitos buracos, e a partir do ano que vem começaremos a recuperar grande parte, em todas as principais vias", afirmou.

O Programa de Retomada do Desenvolvimento (Proredes) prevê recursos de 91 milhões de dólares no primeiro ano do empréstimo, que corresponde ao período de 2012 a 2013, para uso em projetos já em andamento. O restante será destinado nos dois anos seguintes.

O ato de hoje contou com as presenças dos secretários do Planejamento, João Motta; da Fazenda, Odir Tonollier; e da Casa Civil, Carlos Pestana, além da diretora do Bird para o Brasil, Deborah L. Wetzel.

O financiamento do Banco Mundial será aplicado em 11 programas:

1. Programa de Gestão Patrimonial;
2. Modernização da Gestão Pública;
3. Planejamento e Gestão com Participação Cidadã;
4. Tutela e Gestão Ambiental Integrada;
5. Promoção do desenvolvimento da economia gaúcha;
6. RS Tecnópole;
7. Qualificação, recuperação e ampliação da infraestrutura física e pedagógica e viabilização da modernização tecnológica das escolas estaduais;
8. Qualificação da democratização da escola;
9. Transportes multimodais;
10. Gestão das políticas públicas de infraestrutura e logística;
11. Programa de apoio administrativo.
Fonte: cpc

Nenhum comentário:

Postar um comentário