sexta-feira, 15 de junho de 2012

POLÍTICA X SAÚDE PÚBLICA

Posto de saúde na zona Norte da Capital está pronto, mas não funciona


Obras na unidade do bairro Rubem Berta foram concluídas em fevereiro


Obras na unidade do bairro Rubem Berta foram concluídas em fevereiro<br /><b>Crédito: </b> Vinicius Roratto
 
Obras na unidade do bairro Rubem Berta foram concluídas em fevereiro
Crédito: Vinicius Roratto
Desde fevereiro, o prédio de uma Unidade de Saúde da Família, no bairro Rubem Berta, zona Norte de Porto Alegre, está pronto, mas os moradores da região não podem usufruir dos seus serviços. O motivo para a demora da abertura é, segundo a Secretaria Estadual da Saúde, a finalização de uma análise técnica pela Secretaria Estadual de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano (SOP) de uma alteração, que foi solicitada pelo município. O espaço, construído pelo Estado, será transferido para a prefeitura, que deve se responsabilizar pela administração.

Somente depois de a análise ficar pronta, será feito o termo de entrega à Capital. Enquanto isso, os habitantes da região precisam utilizar outros postos. A Unidade Básica de Saúde (UBS) localizada no bairro não tem capacidade para atender a toda a demanda, segundo o vereador Paulinho Rubem Berta (PPS), que tem acompanhado a construção do prédio. "O local está pronto e a comunidade tem pedido muito para que entre em funcionamento", relatou o vereador. "O governo do Estado deveria ter mais interesse em agilizar o processo", avaliou.

O projeto faz parte do Programa de Prevenção à Violência (PPV) e prevê também a construção de um ginásio, que deve ser entregue nos próximos meses. Segundo o Estado, assim como Porto Alegre, outros municípios receberam unidades de saúde. "A comunidade tem cerca de 30 mil habitantes e, pelo menos, 20 mil poderão ser atendidos nessa nova unidade de saúde", destacou o vereador.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, estão sendo feitas adaptações na unidade para adequar o funcionamento à realidade da comunidade. Entre as mudanças, estão obras na rede elétrica.

A previsão é de que até o dia 3 de julho o concurso público do Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (Imesf), realizado este ano, esteja homologado. Passado o prazo para os profissionais assumirem, a comunidade espera que a Unidade de Saúde da Família do Rubem Berta entre em funcionamento.

Fonte: CPC

Nenhum comentário:

Postar um comentário