terça-feira, 5 de junho de 2012

ECONOMIA

PF indicia quatro na Capital por manipulação no mercado de ações


Operação Insider descobriu provas de fraude nos valores de empresas do mercado mobiliário


A Polícia Federal (PF) indiciou quatro pessoas no inquérito da Operação Insider, que apurou manipulação do mercado de valores mobiliários e formação de quadrilha envolvendo pessoas vinculadas a agências autônomas de investimento sediadas em Porto Alegre. A investigação, com o auxílio da Divisão de Repressão a Crimes Financeiros em Brasília e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) colheu provas suficientes para atestar que os indiciados cometeram crimes se valendo de informações privilegiadas e técnicas fraudulentas para manipular o preço das ações negociadas na bolsa de valores.

Iniciada em agosto de 2011, a investigação teve como meta apurar a oscilação aparentemente sem razão do valor de mercado nas ações de uma empresa que não teve o nome revelado pela PF. Pela fragilidade do esquema, as ações entraram em queda abrupta, gerando um prejuízo milionário a quem, na época, investia. O grupo chegou a valer R$ 1,3 bilhão na bolsa de valores e, após circularem rumores de manipulação, o valor caiu cerca de 60%.

Em setembro de 2011, a PF cumpriu em Porto Alegre quatro mandados de busca e apreensão em agências autônomas de investimento e na residência do suspeito de ser o principal articulador das irregularidades, em um bairro nobre da Capital. Hoje, o inquérito foi remetido ao Ministério Público Federal, a quem cabe fazer a denúncia criminal dos envolvidos à Justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário