quarta-feira, 16 de maio de 2012

Preço do petróleo ainda põe em risco a economia global, diz AIE


 Os preços do petróleo continuam a ser uma ameaça à recuperação econômica global, ainda muito frágil, apesar de um recente declínio, disse o economista-chefe da Agência Internacional de Energia (AIE) nesta quarta-feira.
Ele acrescentou que a AIE está pronta para liberar suas reservas petrolíferas de emergência, se necessário.
O Brent do Mar do Norte atingiu 128 dólares o barril em março, caindo gradualmente desde então, quando arrefeceram as tensões no Oriente Médio e houve o aumento da oferta de petróleo.
"Os preços atuais estão demasiadamente elevados para o atual contexto econômico (...) e representam um risco sério", disse o economista-chefe da AIE, Fatih Birol, durante o Fórum Global de Energia e Meio Ambiente 2012 da Reuters.
"A recuperação econômica está em jogo especialmente na Europa, EUA, Japão e China", disse ele. "Estou preocupado com a Europa e estou também muito preocupado que estes preços elevados golpeiem uma recuperação econômica ainda lenta e hesitante na América", disse ele.
Birol confirmou que a agência com sede em Paris, que aconselha 28 países industrializados em questões energéticas, estava pronta para liberar reservas estratégicas de petróleo, se necessário.
Os mercados de petróleo estão em alerta para uma possível liberação de reservas depois da notícia em março de que os Estados Unidos haviam mantido conversações com os britânicos e os franceses sobre o assunto.
Em um ano eleitoral, o governo dos EUA está disposto a baixar os preços dos combustíveis.

Fonte: REUTERS

Nenhum comentário:

Postar um comentário