segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

IMPOSTO DE RENDA 2012


Após último lote do IR, 51,3 mil caem na malha fina no RS

Omissão de rendimentos e divergências de recibos médicos são os problemas mais comuns

Após a divulgação do último lote de restituições do Imposto de Renda nesta segunda, 51,3 mil contribuintes do Rio Grande do Sul estão na malha fina. Segundo Receita Federal, o número diminuiu um pouco em relação ao ano passado, quando 51,4 mil estavam na mesma situação.

O contribuinte deve acessar o site da Receita Federal e obter o código de acesso para verificar qual o status. Caso ocorra alguma divergência, é recomendado entrar em contato com a fonte pagadora. Se o problema for sobre algum lançamento de recibo médico com valor diferente ou não lançado, é necessária uma declaração retificadora, chamada auto regularização, que pode ser feita pelo próprio site. Se o contribuinte preferir não se manifestar e esperar o comunicado da Receita, uma mult a de 75% do valor do tributo devido será emitida.

Se estiver tudo certo, mas mesmo assim o contribuinte aparecer na malha fina, é necessário juntar os documentos, fazer agendamento a partir de 2014 na Receita Federal e apresentar os recibos. Os motivos mais comuns das pessoas caírem na malha fina é a omissão de rendimentos e divergências de recibos médicos. 



Fonte: Correio do Povo

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário