quinta-feira, 5 de setembro de 2013

RELAÇÕES INTERNACIONAIS


Em meio à crise sobre espionagem, embaixador americano no Brasil deixa cargo

Thomas Shannon foi convocado para explicar interceptações que teriam incluído presidente Dilma

Thomas Shannon foi convocado para explicar interceptações que teriam incluído Dilma<br /><b>Crédito: </b> Nelson Almeida / AFP / CP
Thomas Shannon foi convocado para explicar interceptações que teriam incluído Dilma
Crédito: Nelson Almeida / AFP / CP

O embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, entregará o posto nesta sexta-feira, como previsto há meses, em meio à crise bilateral envolvendo acusações de espionagem por parte de Washington. Embaixador no Brasil desde 2009, Shannon foi chamado duas vezes nas últimas semanas pela chancelaria brasileira para dar explicações sobre a suposta espionagem de Washington, que teria incluído a presidente Dilma Rousseff.

O último chamado foi na segunda-feira passada, um dia após o Fantástico denunciar que Washington interceptou comunicações entre Dilma Rousseff e seus assessores, com base em um documento de junho de 2012 atribuído à Agência Nacional de Inteligência (NSA).

O governo brasileiro qualificou de "inadmissível e inaceitável" a suposta espionagem à Dilma Rousseff e exigiu explicações rápidas e por escrito. Segundo a imprensa brasileira, as acusações ameaçam a visita de Estado que Dilma tem programada para o próximo dia 23 de outubro aos Estados Unidos.

Shannon, que será o novo embaixador dos Estados Unidos na Turquia, será substituído no Brasil por Liliana Ayalde, ex-diplomata dos EUA no Paraguai.

Fonte: cp

Nenhum comentário:

Postar um comentário