terça-feira, 18 de junho de 2013

Porto Alegre em Chamas

Mais de 40 são detidos durante protesto em Porto Alegre


Cinco ônibus foram pichados e um incendiado



No final da noite foram registrados atos de vandalismo
Crédito: Mauro Schaefer

De acordo com a Polícia Civil, 44 pessoas – entre adultos e adolescentes – foram detidas pela Brigada Militar (BM) na noite dessa segunda-feira durante protesto ocorrido nas ruas de Porto Alegre.
Das 26 encaminhadas à 3ª Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), 10 não têm direito à fiança devido a antecedentes criminais como dano ao patrimônio público, desacato e lesão corporal. A situação de quatro detidos está sendo analisada. Outros seis aguardam liberação mediante fiança e seis já foram liberados.

Na 2ª Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), que fica no Palácio da Polícia, foram apresentadas nove pessoas por crimes de menor poder ofensivo. Todas já foram liberadas.

Já no Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (Deca), foram apresentados nove menores: sete foram liberados com a presença de familiares; dois foram encaminhados ao Ministério Público e ao Poder Judiciário que vão decidir sobre a necessidade de internação.

De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), seis ônibus foram depredados: cinco veículos foram pichados e um da empresa Carris foi incendiado, na avenida João Pessoa. Placas de sinalização foram alvo de vândalos, assim como gradis de proteção de ciclovias, que foram arrancados. O prejuízo estimado é de R$ 20 mil, mas a Prefeitura de Porto Alegre fará um levantamento que deve ser apresentado ainda hoje.


Coletivo da empresa Carris foi queimado na Avenida João Pessoa / Foto: Fabiano do Amaral

Protesto

Segundo a Brigada Militar (BM), o protesto reuniu cerca de 12 mil pessoas em Porto Alegre. A manifestação transcorreu pacificamente por cerca de duas horas, mas no final da noite dessa segunda-feira foram registrados atos de vandalismo.

Um grupo depredou contêineres de lixo e quebrou vidraças de lojas nas ruas centrais, além dos vidros do Palácio da Justiça. Alguns tentaram invadir a Assembleia Legislativa do Estado.


Fonte: cp

Nenhum comentário:

Postar um comentário