terça-feira, 19 de junho de 2012

EDUCAÇÃO


Estilac integra a luta pela federalização da Urcamp e aponta a mobilização das comunidades
José Manosso | PT 11:00 - 04/05/2005
O deputado Estilac Xavier, membro da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos e da Comissão de Finanças da Assembléia do RS, assinou, juntamente com os deputados Fabiano Pereira e Adão Villaverde, o requerimento para constituição de Comissão de Representação Externa para tratar da Federalização da Urcamp.
Durante roteiro que realizou nas regiões da Fronteira Oeste, Campanha e Missões, o deputado Estilac travou debates com os mais variados segmentos sobre a importância de uma universidade pública naquela região e recolheu diversos posicionamentos importantes. Em São Luiz Gonzaga, o médico Afrânio Dornelles está organizando a mobilização; na cidade de Bagé, é o vereador Paulo Parera; em Quaraí é o presidente da Câmara, vereador Mário Correa; na Barra do Quaraí, a luta tem como incentivadores o prefeito Maher Jaber e os cinco vereadores do PT: o presidente da Câmara, Carlos Alberto Rosa (Canjica), Rogério Blanco Neto, Valdemar Alves, Acilon Gonçalves, Idelcio Rodrigues; em Uruguaiana, o vereador Rogério Moraes; em Aceguá, Odete Ribeiro e Reovaldo Rodrigues estão mobilizando o município; em Dom Pedrito, é o vereador José Correa; e em São Borja, a mobilização está sendo conduzida pelo vice-prefeito, Rene Ribeiro juntamente com o vereador Carmelito do Amaral.
"A questão é de alta relevância social e a repercussão é muito grande, assim como será a mobilização", afirmou Estilac.
Para o parlamentar o assunto deve ser tratado de maneira muito séria, pois não se pode criar expectativas falsas. Considera que a luta por uma universidade pública é a forma correta e adequada. "Com este entendimento fiz contato com a direção da Urcamp e, através do professor-reitor, Arno Cunha, reuni com a comissão de pró-reitores que está encaminhando o debate, em conjunto com o prefeito Luiz Fernando Mainardi, o deputado federal Paulo Pimenta e o ministro da Educação, Tarso Genro", ressaltou.
Estilac colocou o seu mandato à disposição e a serviço da luta pela universidade pública na Região e, com as tratativas em curso, a própria federalização da Urcamp que tem oito campis na Fronteira Oeste e Campanha: Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, São Borja, São Gabriel e Santana do Livramento.
Reforçando a sua convicção de que não se pode agir de forma aventureira o deputado do PT contatou e reuniu com o ministro da Educação, juntamente com o prefeito de Bagé, Luiz Fernando Mainardi, aonde expôs a sua opinião a respeito de como tratar a luta da federalização. “Fui incentivado pelo ministro Tarso Genro à mobilização que foi claro e incisivo: não façam promessa. Lutem pelo direito! Esta é também a minha posição", enfatizou Estilac.
A constituição da Comissão de Representação Externa é um passo importante e reforça a reunião ocorrida na Prefeitura Municipal de Bagé, no último sábado, com o prefeito Mainardi, o deputado Paulo Pimenta, o vereador Paulo Parera, o reitor Arno Cunha e juntamente com o colegiado de pró-reitores aonde foi discutido um plano de trabalho e de luta pela federalização da Urcamp.
"Afirmei aos presentes que contem com a bancada do PT para o movimento, dada a importância social, educacional, política e econômica da proposta cuja repercussão se sente por onde se passa", concluiu.
Na reunião da prefeitura também compareceram os deputados petistas Adão Villaverde e Mirriam Marrone.

© Agência de Notícias
Tel. (51) 3210-2044 / 3210-1255
Fax. (51) 3210-7798
redacao@al.rs.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário