TCE lança mapa de indicadores
No mapa, cidadão pode comparar, por exemplo, o número
de habitantes por leito em relação à média estadual (em vermelho, maior que a
média; em amarelo, igual à média; e em verde, menor que a média) Foto: Tribunal de Contas do Estado /
Reprodução
O Tribunal de Contas do Estado (TCE)
lançou nesta terça-feira, em Porto Alegre, um mapa de indicadores virtuais sobre
a situação real de cada um dos 497 municípios gaúchos. A compilação, que
apresenta uma radiografia completa das cidades, é baseada em quatro eixos:
Educação, Saúde, Socioeconomia e Orçamento e Finanças.
Qualquer cidadão pode consultar as informações no site do TCE e escolher os indicadores sobre os quais deseja se informar. Entre as estatísticas disponíveis, estão dados como a taxa de mortalidade infantil, o número de leitos por habitantes e os investimentos feitos em Saúde e Educação.
Apresentados na forma de mapas, os dados têm origem em diferentes bases, como o IBGE, a Fundação Estadual de Economia e Estatística, o Datasus e os próprios levantamentos do TCE. Ao reunir tudo numa só ferramenta, os técnicos e auditores têm por objetivo facilitar a pesquisa e permitir, por exemplo, que os usuários façam comparações entre cidades e saibam como anda sua região.
— O TCE é detentor de um acervo significativo e procurou reunir dados de outras bases para oferecer um diagnóstico completo de todos os municípios gaúchos. Qualquer pessoa pode acessar e fiscalizar a qualidade dos serviços e da gestão de sua cidade — explica o presidente do TCE, Cezar Miola.
O mapa será atualizado constantemente com novos dados e, no futuro, permitirá ainda a elaboração de tabelas e rankings.
— O software está preparado para receber novos eixos e indicadores. A intenção é ampliar as opções cada vez mais — diz o coordenador e auditor público externo Paulo Panassol.
Qualquer cidadão pode consultar as informações no site do TCE e escolher os indicadores sobre os quais deseja se informar. Entre as estatísticas disponíveis, estão dados como a taxa de mortalidade infantil, o número de leitos por habitantes e os investimentos feitos em Saúde e Educação.
Apresentados na forma de mapas, os dados têm origem em diferentes bases, como o IBGE, a Fundação Estadual de Economia e Estatística, o Datasus e os próprios levantamentos do TCE. Ao reunir tudo numa só ferramenta, os técnicos e auditores têm por objetivo facilitar a pesquisa e permitir, por exemplo, que os usuários façam comparações entre cidades e saibam como anda sua região.
— O TCE é detentor de um acervo significativo e procurou reunir dados de outras bases para oferecer um diagnóstico completo de todos os municípios gaúchos. Qualquer pessoa pode acessar e fiscalizar a qualidade dos serviços e da gestão de sua cidade — explica o presidente do TCE, Cezar Miola.
O mapa será atualizado constantemente com novos dados e, no futuro, permitirá ainda a elaboração de tabelas e rankings.
— O software está preparado para receber novos eixos e indicadores. A intenção é ampliar as opções cada vez mais — diz o coordenador e auditor público externo Paulo Panassol.
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