terça-feira, 17 de abril de 2012

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Argentina nacionaliza YPF

Atitude de Cristina Kirchner estremeceu relações com governo espanhol, diz imprensa

Atitude de Cristina Kirchner estremeceu relações com governo espanhol, diz imprensa<br /><b>Crédito: </b> Daniel Garcia / AFP / CP
 

O governo espanhol se manifestou nesta segunda-feira prometendo represálias depois que a Argentina anunciou que vai nacionalizar 51% das ações da empresa petroleira YPF, subsidiária da espanhola Repsol no país, informou a imprensa espanhola, como o jornal El País. Conforme o ministro da Indústria da Espanha, José Manuel Soria, “esta é uma decisão hostil à Repsol, uma empresa espanhola e, portanto, contra a Espanha e Governo da Espanha".

O ministro de Relações Exteriores da Espanha, José Manuel Garcia-Margallo, alertou que a decisão do governo de Cristina Kirchner "quebra o clima de cordialidade e amizade que existia entre a Argentina e Espanha". A Espanha prometeu tomar medidas claras e decisivas nos próximos dias em defesa dos interesses da Repsol.

A presidente argentina, Cristina Kirchner,
decidiu enviar uma proposta ao Congresso Nacional do país declarando de interesse público a exploração de petróleo e derivados. O governo anunciou que o texto institui a expropriação das ações da empresa YPF, subsidiária da espanhola Repsol no país. Ficou estabelecido que 51% das ações da companhia pertencerão ao Estado e os 49% restantes às províncias. O objetivo, segundo Cristina, é fazer com que a Argentina se torne autossuficiente.

Fonte: CPC

Nenhum comentário:

Postar um comentário