quarta-feira, 14 de setembro de 2011

EDUCAÇÃO

Governo Estadual anuncia promoções

Quase 10 mil professores gaúchos serão promovidos entre hoje e amanhã, anunciou em primeira mão o secretário estadual da Educação, José Clóvis de Azevedo, em entrevista à Rádio Guaíba nesta quarta-feira. “Esses professores não são promovidos desde 2002. Estamos retomando isso e começando a pagar”, disse.

O governo do Estado informou que fará uma
mudança nos critérios de avaliação para o plano de carreira do magistério e que a data-limite para a publicação do decreto é 14 de outubro. “Vamos trabalhar o merecimento dentro de uma política de capacitação permanente para incidir na melhora do ensino e, ao mesmo tempo, estimular os professores a serem estudantes. Estamos possibilitando uma formação continuada”, explicou o secretário.

De acordo com o decreto do governador Tarso Genro, os professores só serão promovidos se, ao final de cada três anos, acumularem pelo menos 185 pontos de um total de 370. A pontuação será obtida através dos novos critérios de avaliação e de bonificação por formação continuada. O sistema de promoção continuará balizado por uma escala que vai das letras A a F. Cada degrau representa acréscimo de 10% no salário, regra que também será mantida. A outra forma de promoção é por tempo de serviço.

Aumento de horas

Sobre a possibilidade estudada pelo Ministério da Educação (MEC) de
aumentar o calendário escolar, Azevedo afirmou que é um “consenso nacional a permanência dos alunos” por mais tempo nas instituições de ensino. “O ministro falou no acréscimo de 20 dias ou em ampliação das horas. A questão é como se viabiliza isso, porque implica em mais investimentos”, explicou. “Existe hoje uma discussão nacional de que os investimentos da educação sejam 10% do PIB (Produto Interno Bruto). Talvez não consigamos chegar a isso, mas 7% é uma possibilidade mais concreta.”
Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário