sexta-feira, 31 de agosto de 2012

CORRIDA A CASA BRANCA

Obama posta foto no Twitter em resposta à crítica de Clint Eastwood

Ator e diretor conversou com cadeira imaginária em evento do Partido Republicano

Obama responde com foto discurso provocativo de Eastwood

Era para ser apenas uma conferência do Partido Republicano que indicou Mitt Romney para a corrida presidencial nos Estados Unidos, mas o evento ganhou mais atenção com a aparição surpresa do ator e diretor norte-americano Clint Eastwood, que criticou o governo de Barack Obama e se manifestou a favor do novo candidato. O presidente democrata respondeu nesta sexta-feira à crítica, divulgando uma foto e um post no Twitter: "Este lugar está ocupado".

A troca de provocações começou na noite dessa quinta-feira. A cerimônia de indicação do republicano Mitt Romney transcorria de forma tranquila na cidade de Tampa, na Flórida, com o candidato prometendo "virar a página" de uma administração econômica desastrosa.

O ambiente mudou quando o famoso ator Clint Eastwood entrou em cena para fazer um discurso. Utilizando o vasto conhecimento em interpretação, o ídolo americano fez um monólogo voltado para uma cadeira vazia. De acordo com a fala, quem estaria sentado seria o candidato democrata e atual presidente Barack Obama.

Ao se manifestar a favor de Romney, Eastwood deixou claro a concepção republicana de governo. "O país é nosso. Os políticos são nossos empregados e, quando alguém não faz o seu trabalho, é preciso retirá-lo", disse em síntese.

Segundo a rede de notícias CNN, Eastwood também abordou o desemprego que assola os Estados Unidos. O ator se referiu à atua situação como uma "desgraça nacional". Ao se dirigir para a cadeira vazia novamente, o ícone americano usou ironia quando brincou com uma possível vitória de Romney nas eleições marcadas para 6 de novembro. "Eu penso que se você (Obama) pudesse chegar um pouco mais para o lado, Romney poderia tomar conta. Você até pode continuar a usar um avião", frisou.



EDUCAÇÃO

Aluna índia se forma em Enfermagem

Denise quer voltar e atuar em sua aldeia<br /><b>Crédito: </b> paulo nunes
Denise quer voltar e atuar em sua aldeia

Após quatro anos e meio longe da aldeia, no povoado de Guarita, em Tenente Portela, Denise Marcolino será diplomada amanhã em Enfermagem/Ufrgs, na Capital. "Quero trabalhar com índios, e, preferencialmente, na minha aldeia", revelou ela, que morou na Casa do Estudante e quer voltar para o lugar onde nasceu para ajudar sua comunidade.

Denise integra a primeira turma de índios que teve acesso à universidade por meio de processo seletivo específico, em 2008, com oferta de 10 vagas em diferentes cursos. "Me esforcei muito para acompanhar. Tudo era novo. Aprendia, todos os dias, coisas que nunca tinha ouvido falar. Mas, a cada disciplina e a cada semestre, ia gostando ainda mais da Enfermagem", lembra.

Atuar na aldeia é plano de infância, quando a filha de professora índia via os problemas de seu povo. Agora, como profissional, acredita que saberá respeitar costumes e contexto; aproveitar conhecimentos tradicionais; e aproximar-se mais dos pacientes, por falar caingangue. Ao pensar na formatura, ela aconselha: "Que os jovens que estão nas aldeias não tenham medo: é possível fazer universidade. Não é mais coisa só para não índios", comemora.
Fonte: CPC

RIO GRANDE DO SUL - POPULAÇÃO

Rio Grande do Sul é o quinto estado mais populoso do País

Porto Alegre está em 10º lugar entre as cidades com mais habitantes, indica IBGE

O Rio Grande do Sul é o quinto estado mais populoso do País com 10,7 milhões de habitantes. Os gaúchos ficam atrás de São Paulo (41,9 milhões), Minas Gerais (19,8 milhões), Rio de Janeiro (16,2 milhões) e Bahia (14,1 milhões). Os dados constam em pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada nesta sexta-feira.

Entre as regiões Metropolitanas, a de Porto Alegre está em quarto lugar com 3,7 milhões de moradores. À frente estão São Paulo (17,8 milhões), Rio de Janeiro (10,7 milhões) e Belo Horizonte (4,8 milhões). As 15 regiões metropolitanas mais populosas somam 72,2 milhões de habitantes (37,2 % do total).

Porto Alegre é a 10ª cidade com mais habitantes do País (1,3 milhões), ficando atrás de São Paulo (10,4 milhões), Rio de Janeiro (5,8 milhões), Salvador (2,4 milhões), Belo Horizonte (2,2 milhões), Fortaleza (2,1 milhões), Brasília (2 milhões), Curitiba (1,5 milhões), Recife (1,4 milhões) e Manaus (1,4 milhões).

A pesquisa mostra que em 1º julho deste ano a população brasileira alcançou 193.946.886 de pessoas. Segundo a projeção, houve crescimento de 1,57 milhão (0,81%) em relação a julho de 2011. Os dados foram coletados pelo IBGE em 5.565 cidades brasileiras. Para acessar a pesquisa na íntegra, clique aqui.